Alunos de Farmácia participam de aula simulada de atendimento farmacêutico e clínico

Cena 1: uma pessoa chega na farmácia a procura de um medicamento que já está acostumada a tomar, mas não encontra. A farmacêutica lhe sugere um medicamento similar. O cliente porém, tem dúvidas: vai fazer o mesmo efeito, pode tomar junto com a refeição, pode mastigar ou cortar?

Cena 2: um paciente internado precisa tomar um medicamento prescrito pelo médico. A farmacêutica clínica, porém, ao falar com a família descobre que o paciente é alérgico. A sugestão é trocar o medicamento. Para isso, ela deve explicar a situação e convencer o médico de que é o melhor para o paciente.

As duas cenas aconteceram na quarta-feira (1) dentro da Sala de Simulação de Consultório do Laboratório de Habilidades da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A experiência – inédita para os 28 alunos do terceiro ano do curso de Farmácia da Unicamp – faz parte da disciplina Assistência e Atenção Farmacêutica, conduzida pela professora Patrícia Moriel. De acordo com Patrícia Moriel, a simulação realística é um método inovador de treinamento. Utilizando atores, o ambiente reproduz, através de cenários clínicos, experiências da vida real.

“O uso da simulação realística permite aos alunos praticar as habilidades necessárias em um ambiente que permite erros e crescimento profissional, sem arriscar a segurança do paciente. Durante a aula são avaliados aspectos atitudinais do trabalho em equipe, tomada de decisão e liderança”, explicou Patrícia.

“Eu quase acreditei”. “A gente sabe que não é real, mas dá a sensação”. “Fiquei tensa”. “Eu estava quase chorando”. Estes foram alguns dos comentários da primeira turma que participou da simulação. O ator Adilson Ledubino, que fez os dois personagens, já atua junto a outra disciplina do curso de Medicina e disse que a simulação “ajuda a colocar o aluno em contato com desafios que encontrarão na carreira profissional”.

“Muitas de nós já passamos por essas experiências. Essa é uma postura de aprendizado diferente. A todo momento vocês serão questionados sobre o conhecimento de vocês, ainda mais com a bagagem e o currículo da Unicamp”, disse Patrícia aos alunos.