O trabalho “Aspectos radiológicos e diagnósticos diferenciais do pneumomediastino no recém- nascido”, conduzido por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, recebeu certificado de mérito durante a 44ª Jornada Paulista de Radiologia, realizada pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR). O evento aconteceu em maio deste ano, mas a divulgação do prêmio foi revelada somente agora. Veja o certificado.
O estudo foi conduzido pelos docentes Beatriz Regina Alvares, do Departamento de Radiologia, Francisco Mezzacappa, Abimael Aranha Neto, Regina Alvares e Maria Aparecida Mezzacappa, do Departamento de Pediatria; e também contou com a participação das estudantes Camila Guedes Correia e Carolina Bezerra Coe, do Curso de Fisioterapia Neonatal; Ligia Baptista de Figueiredo e Isabela Gusson Galdino dos Santos, do curso de graduação em Medicina.
Toda a equipe atua no Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” (Caism), de maneira que o trabalho apresentou como proposta metodológica, uma revisão de radiografias simples de tórax e de prontuários de recém-nascidos internados na UTI do hospital e que apresentavam diagnóstico radiológico para pneumomediastino, que indica presença de ar na região do mediastino dos pacientes, localizada entre o coração e o esterno.
O mérito do trabalho consistiu em apresentar a importância de conhecer os sinais radiológicos mais expressivos do pneumomediastino neonatal. Tal conhecimento, associado aos demais dados clínicos, pode contribuir para evitar o diagnóstico equivocado e possibilitar a aplicação de condutas clínicas pertinentes. Veja a apresentação, disponível em: http://spr.org.br/video-1/?pk_id_conteudo=1776&evento=jpr