A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu no dia 29 de abril os professores Peter Lewis e Paul Santerre, ambos da Universidade de Toronto e, no dia 8 de maio, uma delegação de pesquisadores portugueses e outra delegação de pesquisadores da Austrália. As visitas foram organizadas pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI) da FCM, pela Vice-Reitoria de Executiva de Relações Internacionais (Vreri) e Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp.
Lewis e Santerre foram recebidos pela diretora-associada da FCM Rosa Inês Costa Pereira e pela professora Claudia Morelli, membro do comitê assessor da ERI da FCM. Na pauta da reunião discutiu-se possíveis parcerias em ciências médica básica e inovações em bioengenharia e nanotecnologia em pesquisas.
A delegação de Portugal foi recebida pela pró-reitora de pesquisa da Unicamp, Gláucia Pastore, na reitoria da Unicamp. (Veja matéria). Após a recepção, a comitiva composta por 14 pesquisadores portugueses visitou alguns laboratórios da Unicamp.
Na área da saúde, eles visitaram o Laboratório de Pesquisas em Aids; o Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia (Cepid Brainn) e o Laboratório de Sinalização Celular que faz parte do Centro de Pesquisa Inovação e Difusão (Cepid) de Obesidade e Diabetes.
Eles foram recebidos pelos professores Francisco Aoki, responsável pelo Laboratório de Pesquisas em Aids; Fernando Cendes, coordenador do Cepid Brainn e Lício Velloso, coordenador do Cepid de Obesidade e Diabetes. A visita foi acompanha pela professora e membro do comitê gestor do ERI da FCM, Claudia Morelli.
Enquanto acontecia a visita ao Hospital de Clínicas (HC) e Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental onde se encontram os Cepids e o laboratório, a professora Luiza Moretti, coordenadora do ERI da FCM participava da recepção dos 12 representantes da delegação Australiana. (Veja matéria).
A reunião aconteceu no auditório do prédio da DGA. O objetivo de ambas as reuniões foi desenvolver contatos que possam originar propostas de pesquisas conjuntas entre as instituições.