Mais cinco pesquisas do Programa de Aprimoramento Profissional da FCM são destaques do Boletim da FCM de abril. Os trabalhos publicados nessa edição são: Violência contra a pessoa idosa: o que é preciso saber? Conhecer para Contribuir com os Usuários do Ambulatório de Geriatria do HC/Unicamp, de Eliana Aparecida Goes; Teste Luria-Nebraska para crianças (Tln-C): reunindo propriedades psicométricas de validade e fidedignidade, de Mateus Silvestrin; Percepção dos pais sobre o desenvolvimento comunicativo da criança surda usuária de implante coclear, de Camila de Oliveira; Avaliação da dor em crianças submetidas à fisioterapia respiratória, de Kenia Andreza Martins de Carvalho; Avaliação das alterações hemodinâmicas e ventilatórias durante o treinamento muscular inspiratório com Powerbreathe® em pacientes traqueostomizados, de Lilian Elisabete Bernardes Delazari e Paula Lima da Silva.
Os 10 trabalhos vencedores foram apresentados no dia 25 de fevereiro no auditório da FCM. No total, 58 trabalhos científicos concorreram ao prêmio. O evento marcou a recepção dos 110 novos aprimorandos distribuídos nos 55 cursos oferecidos pela instituição e a conclusão da turma do ano anterior, que apresentou 58 trabalhos científicos. As cinco outras pesquisas vencedoras foram publicados na edição de março do Boletim da FCM.
O Programa de Aprimoramento foi criado em 1979 pelo Governo Estadual. A Unicamp levou quase 20 anos para implantá-los. Nos últimos sete anos a Unicamp formou em torno de 800 aprimorandos que hoje estão desenvolvendo seu trabalho perante a sociedade. “Isso foi fruto de um amadurecimento e a academia tinha que dedicar sua excelência e qualidade de suas unidades assistenciais para completar formação desses profissionais em consonância com as questões de saúde pública e com o Sistema Único de Saúde”, explica a diretora associada da FCM Rosa Inês Costa Pereira.
A seleção dos alunos para os cursos de Aprimoramento é realizada através de processo seletivo que ocorre entre setembro a novembro de cada ano, com prova objetiva, entrevista e análise de currículo. Os cursos têm início em março e terminam no último dia de fevereiro do próximo ano. A carga horária consiste em 40 horas semanais. Das 1.920 horas do curso, cerca de 20% são destinadas a atividades teóricas. As demais horas são destinadas às atividades práticas.