“Quem aqui costuma ler o manual ou abrir o capô do carro com frequência?”, provocou a mecânica e instrutora da empresa Porto Seguro Auto Mulher, Roseli Oliveira, durante o evento realizado na tarde dessa segunda-feira (10) pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A palestra destinada ao público feminino, com direito a motor cor de rosa, trouxe dicas valiosas de manutenção preventiva e corretiva para automóveis.
Para quem acha que mulher não se interessa por assuntos automobilísticos, a aula prendeu a atenção da plateia e as lições ficaram na ponta da língua. “A gente não deve pedir para o frentista medir o nível de óleo e nem completar a água do radiador com o carro quente. Também não podemos misturar óleo sintético com óleo mineral, nem fazer transferência de carga entre carros com injeção eletrônica”, disse a gestora executiva do Cepid OCRC da FCM, Heloísa Pereira de Souza.
Afiada nos ensinamentos, minutos antes, Heloísa surpreendia-se com a quantidade de informações, admitindo desconhecer partes das dicas apresentadas. “Não sabia, por exemplo, que eu mesma poderia fazer uma revisão simples e periódica no meu veículo, na minha própria casa, e não apenas na concessionária. Também não sabia que era possível misturar ao mesmo tempo o álcool com a gasolina no carro flex, sem precisar esvaziar o tanque”. Até então, Heloisa quase nunca abria o capô do carro, mas prometeu abrir, de agora em diante.
“Eu aprendi que jamais devemos andar com o carro na reserva”, disse a supervisora do setor de Patrimônio da FCM Salete Gobi Chiulle Dias, que já chegou a ficar sem combustível no meio do caminho. “Ao contrário de mim, a primeira coisa que o meu filho olha é o nível do combustível. Ele sempre chamou a minha atenção, mas de agora em diante o ponteiro sempre ficará do meio para cima”, afirmou.
A programação contou também com o espetáculo contemporâneo “Sutilezas do Feminino”, das bailarinas Isadora Buonanni e Raíssa Tomasin, do programa SAE - Aluno Artista, a apresentação de dança do ventre realizada pela professora Mell Bahirah, da Escola de Templo de Ísis, a participação de expositores e sorteio de brindes. O evento foi organizado pelas áreas de Recursos Humanos e de Assessoria de Relações Públicas e Imprensa da FCM, com o apoio da Diretoria da faculdade e da empresa Porto Seguro.