O curso de graduação em Fonoaudiologia da Unicamp realizou na tarde dessa quinta-feira (20), no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o “I Seminário de avaliação curricular do curso de fonoaudiologia da Unicamp”. Foram convidados alunos de graduação do curso de Fonoaudiologia e professores dos Institutos de Biologia (IB), Estudos da Linguagem (IEL) e Física (IF) e da FCM. A abertura do evento foi feita pela diretora associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira.
De acordo com Rosa Inês, o aumento da inserção dos profissionais de fonoaudiologia nas equipes multidisciplinares impõem pausas para analisar como está direcionada a formação dos alunos em relação às expectativas e necessidades do atendimento global da saúde.
“Temos certeza da qualidade com que os alunos são formados, mas nossa responsabilidade é maior. Sempre há como construir, juntamente com a sociedade, formas adequadas de atenção à saúde. Por isso, essa pausa é bem-vinda e vem no momento exato dentro de nossas aspirações sobre aspectos de metodologia de ensino e avaliação formal”, disse Rosa Inês.
Na sequência, a professora Maria Cecília Marcondes Pinheiro Lima fez uma apresentação sobre a história do curso de fonoaudiologia, criado em 2002. A coordenadora do curso, a professora Maria Francisca Colella dos Santos, falou em seguida sobre o curso de fonoaudiologia na atualidade. Ela disse que ao longo dos 12 anos do curso, pequenas mudanças na grade curricular foram feitas, ano a ano, mas que a proposta do seminário é discutir uma reestruturação maior do currículo.
“Vamos propor a criação de uma comissão para estudar os pontos que forem levantados durante o seminário e, se possível, implementá-los em 2015. A base do curso será mantida, mas teremos inovações e outras reestruturações”, explicou Francisca.
Duas convidadas especiais participaram do seminário: Kátia Almeida professora especialista visitante desse semestre do curso de fonoaudiologia e Eliana Amaral docente do curso de medicina da FCM e co-diretora do Programa de Desenvolvimento Docente Faimer Brasil. Kátia falou sobre as perspectivas futuras da fonoaudiologia e Eliana falou sobre as perspectivas futuras do ensino na área da saúde.
O seminário terminou com a dinâmica de avaliação interna conduzida pelas pedagogas Silvia Passeri, do curso de medicina e Stefânia Lalli, do curso de fonoaudiologia.