Na tarde de terça-feira (25), aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o XIII Seminário dos Cursos de Aprimoramento da FCM. O evento marcou a recepção dos 110 novos aprimorandos distribuídos nos 55 cursos oferecidos pela instituição e a conclusão da turma do ano anterior, que apresentou 58 trabalhos científicos. Os 10 melhores trabalhos foram premiados e serão publicados nas edições de março e abril do Boletim da FCM.
“Vocês são como brilhante, passaram por um processo seletivo difícil, mas precisam ser lapidados. Às vezes essa lapidação é sofrida, mas tenho certeza que vocês ficaram completos e seguros”, disse Eni Mari Tani Aracena Perez, coordenadora do Programa de Aprimoramento Profissional na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, aos ingressantes de 2014.
“Se vocês sentem que nesse ano que se finda vocês adquiriram muitos conhecimentos, vocês nem podem imaginar o que significou para os supervisores. Também é um grande aprendizado estar com vocês e a cada ano aprendemos mais. Nossas portas estarão sempre abertas”, disse Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, coordenadora dos cursos de Aprimoramento da FCM, aos alunos de 2013 que terminaram o curso.
A diretora associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira, disse que a Unicamp levou quase 20 anos para implantar o Programa de Aprimoramento, criado em 1979 pelo Governo Estadual. Segundo Rosa Inês, nos últimos sete anos a Unicamp formou em torno de 800 aprimorandos que hoje estão desenvolvendo seu trabalho perante a sociedade.
“Isso foi fruto de um amadurecimento e a academia tinha que dedicar sua excelência e qualidade de suas unidades assistenciais para completar formação desses profissionais em consonância com as questões de saúde pública e com o Sistema Único de Saúde. Aproveitem o que a Unicamp tem para oferecer e sejam felizes”, completou a diretora associada da FCM.
Participaram também da mesa de abertura do XIII Seminário dos Cursos de Aprimoramento da FCM a diretora associada da Faculdade de Enfermagem, Maria Isabel Pedreira de Freitas; a coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação (Cepre), Angélica Bronzatto de Paiva e Silva e a assistente técnico de direção do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism), Celi Aparecida Thiago Maia.
Sobre os cursos de Aprimoramento
A seleção dos alunos para os cursos de Aprimoramento é realizada através de processo seletivo que ocorre entre setembro a novembro de cada ano, com prova objetiva, entrevista e análise de currículo. A duração do curso escolhido é de doze meses, exceto para o programa de Física Médica Aplicada à Radioterapia que é de 24 meses. Os cursos têm início em março e terminam no último dia de fevereiro do próximo ano. A carga horária consiste em 40 horas semanais. Das 1.920 horas do curso, cerca de 20% são destinadas a atividades teóricas. As demais horas são destinadas às atividades práticas. Veja mais na página do Aprimoramento no site da FCM.