A Academia Brasileira de Ciências (ABC) elegeu em dezembro 30 cientistas em nove áreas para integrar seus quadros como membros titulares e correspondentes. Três são da Unicamp: Marco Antonio Teixeira, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc); Ronaldo Aloise Pilli, do Instituto de Química (IQ) e Licio Augusto Velloso, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Américo Fialdini Jr, presidente da Fundação Conrado Wessel (FCW), também foi eleito como membro colaborador da ABC. Veja quais professores e cientistas da Unicamp são membros da ABC.
Ronaldo Aloise Pilli graduou-se em Química pela Unicamp em 1976, onde concluiu seu doutorado em 1981 na área de Química Orgânica. Fez pós-doutorado na Universidade da California, Berkeley (1982-84). Implantou no IQ linha de pesquisa na área de síntese estereosseletiva de produtos naturais e fármacos. Orientou aproximadamente 40 mestres e doutores que atuam nas mais diversas instituições de ensino e pesquisa e também em empresas, no Brasil e no exterior. Possui cerca de 100 trabalhos publicados em periódicos indexados de circulação internacional que receberam, até o momento, aproximadamente 1.200 citações, alem de uma dezena de patentes na área de feromônios e fármacos. No ano de 1989, recebeu o prêmio “Union Carbide de Incentivo à Química" e, em 1999, o “Silver Jubilee Award da International Foundation for Science”, da Suécia. Em 2006, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, categoria Comendador. Atuou como pesquisador visitante na Georg-August Universität, Göttingen, Alemanha, em 1994 e professor visitante na Warwick University, Inglaterra, em 2005. Foi membro do comitê científico e tecnológico da Rhodia S/A e editor do Journal of the Brazilian Chemical Society. Foi pró-reitor de Pesquisa da Unicamp de 2009 a 2010. Atualmente, é bolsista de produtividade nível 1A do CNPq e diretor do Instituto de Química da Unicamp. Veja entrevista concedida à Inova.
Marco Antonio Teixeira ingressou como docente no IMECC em abril de 1969 e se aposentou em 2010. Foi chefe do Departamento de Matemática entre os anos de 1982 e 1984, Diretor do IMECC entre 1986 e 1990, e coordenador da pós graduação (matemática e geral) entre 1998 e 2004. Teixeira é pesquisador 1B do CNPq, na área dos Sistemas Dinâmicos. Possui cerca de 90 artigos científicos publicados, orientou 9 teses de doutorado e 19 dissertações de mestrado. Organiza e participa ativamente de congressos nacionais e internacionais. Recentemente, as linhas de pesquisa de Teixeira se concentraram em torno dos Sistemas Dinâmicos Descontínuos. Uma das singularidades mais estudadas por Teixeira, neste contexto, foi "batizada" em 2008, por um grupo de pesquisadores ingleses, de "T-singularidade", em sua homenagem. Em maio de 2014, será organizado no IMECC um congresso internacional de Sistemas Dinâmicos, para celebrar os 70 anos de idade do Professor Teixeira.
Licio Augusto Velloso é pesquisador 1 A do CNPq e professor titular do Departamento de Clínica Médica da FCM da Unicamp. Graduou-se em medicina pela Unicamp em 1986. Especializou-se em cirurgia pela Unicamp em 1989. Doutor (PhD) em medicina pela Universidade de Uppsala, Suécia em 1993. Fez pós-doutorado em medicina pela Unicamp, com bolsa CNPq entre 1994 e 1997, sob orientação de Mário José Abdalla Saad. Fez pós-doutorado em Harvard em 1995, na Joslin Diabetes Center, sob orientação de Ron Kahn. Atua na investigação de mecanismos moleculares e celulares que participam da gênese da obesidade e diabetes mellitus. Foi orientador da tese de doutorado agraciada com o Grande Prêmio Capes de Teses, Carl Peter Von Dietrich em 2006, concedida ao aluno Cláudio Teodoro de Souza. Velloso é coordenador da pós-graduação da FCM e responsável pelo Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades.
Os novos membros titulares da ABC são:
CIÊNCIAS MATEMÁTICAS
Fernando Codá dos Santos C. Marques (Impa)
José Alberto Cuminato (USP)
Marco Antônio Teixeira (Unicamp)
CIÊNCIAS FÍSICAS
Ado Jório de Vasconcelos (UFMG)
Fernando Lázaro Freire Júnior (PUC-Rio)
Kepler de Souza Oliveira Filho (UFRGS)
Marcia Cristina Bernardes Barbosa (UFRGS)
CIÊNCIAS QUÍMICAS
Edson Antonio Ticianelli (USP)
Heloisa de Oliveira Beraldo (UFMG)
Ronaldo Aloise Pilli (Unicamp)
Susana Inés Cordoba de Torresi (USP)
CIÊNCIAS DA TERRA
Niro Higuchi (Inpa)
Walter Demetrio Gonzales Alarcon (Inpe)
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Carlos Alexandre Netto (UFRGS)
Jose Alexandre Felizola Diniz Filho (UFG)
CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
Benedito Honório Machado (USP-Ribeirão Preto)
Francisco Silveira Guimarães (USP-Ribeirão Preto)
João Batista Teixeira da Rocha (UFSM)
Licio Augusto Velloso (Unicamp)
CIÊNCIAS DA SAÚDE
Dulciene Maria de Magalhães Queiroz (UFMG)
CIÊNCIAS DA ENGENHARIA
Carlos Ricardo Soccol (UFPR)
Jorge Rubio (UFRGS)
Sandoval Carneiro Junior (UFRJ)
CIÊNCIAS SOCIAIS
Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho (UFRJ)
Os membros correspondentes eleitos são:
Douglas Taylor Golenbock (Universidade de Massachusetts, EUA)
Frédéric Checler (Inserm, França)
Marc Van Montagu (Universidade de Ghent, Bélgica)
Stefan Laufer (Universidade de Tubingen, Alemanha)
Victor Hugh Perry (Universidade de Southampton, Reino Unido)
Xiao-Lin Wang (Universidade de Wollongong, Austrália)
Mais informações: http://www.abc.org.br/