ANTECEDENTES Apoio Distrital Proposta do CS COSTA E SILVA
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GRUPO COM FAMILIARES |
GRUPO COM AS CRIANÇAS E/OU ADOLESCENTES |
TRABALHO COM PROFESSORES |
GRUPOS MISTOS DE ENCONTRO |
1. Encaminhamentos das escolas 2. Apoio distrital 3. Grupo de orientação escolar Psicologia escolar da USP 4. Como fazer um trabalho parecido no CS Costa e silva? - contato com as escolas propondo trabalho conjunto; - oferta das escolas de horário mensal com professores (HTP) - planejamento das propostas de oficinas - comunicação do trabalho dentro da equipe - encaminhamentos para os grupos - apoio da gestão
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1. A partir do primeiro encontro, tudo começa ser resolvido no e pelo grupo (ex. melhor horário para as crianças e familiares, lanche, etc.) 2. Proposta de GRUPO ABERTO 3. GRUPOS DE ESCUTA das ansiedades com relação às dificuldades das crianças e adolescentes; 3. TROCAS DE EXPERIÊNCIAS nas relações com as crianças e com professores e escolas; 4. OFICINAS TEMÁTICAS: - Escola de hoje e escola do meu tempo - Sentidos e Valores na vida - Como acompanhar atividades escolares das crianças - Criação de carta para uma escola 5. Duração de cada encontro: 1h e30 min a 2 horas |
1. Proposta de GRUPO ABERTO 2. Definir com as crianças e adolescentes como trabalhar; 3. Estabelecer um CONTRATO DE CONVIVÊNCIA, que pode ser constantemente revisto; 4. APRESENTAÇÃO de cada participante novo em todos os encontros; 5. Momento inicial sempre de confraternização e trocas de experiências da semana ( no nosso grupo coincide com um lanche); 6. PROPOSTA de ATIVIDADE definida pelo GRUPO e/ou estimulada pelos facilitadores sempre como brincadeiras; 7. JOGOS ESPONTÂNEOS: pega-pega, futebol, cobra-cega, estátua, dança das cadeiras; forca; etc; 8. JOGOS ESTIMULADOS: teatro, fantoches, músicas, show de calouros, detetive, etc; 9. JOGOS de MESA: Ludo, pizza, memória, dominó, etc.; 9. OFICINAS: pintura, massinha, pipas, dobraduras, etc.; 10. PROJETOS: Ioga, contadores de estórias, Projeto Mundo; 11. FESTAS e COMEMORAÇÔES: festas juninas, natal, páscoa, aniversários do mês; 12. TEMAS ADOLESCENTES: sexualidade, namoro, 13. AVALIAÇÃO de cada encontro e avalições periódicas |
1. Inicialmente começamos trabalhando com os professores na escola; 2. Posteriormente, propusemos participação dos professores dos alunos que estavam participando do grupo no Centro de Saúde; 3. GRUPO de ESCUTA das dificuldades e da concepção do que possa estar sendo a causa da dificuldade; 4. PROPOSTA de TRABALHO CONJUNTO: troca de experiências, comunicação estratégica, livro para controle dos encaminhamentos; 5. PROPOSTAS de como trabalhar em SALA DE AULA com o aluno específico: - incluir sempre, cuidar para que a criança não se sinta excluída porque está com dificuldade, ficar atento para maus tratos entre pares (bullying), reduzir o peso das avaliações formais, parcelar mais as tarefas, estratégias de recuperação do aprendizado anterior que está faltando, trabalho conjunto com coordenador pedagógico e reforço escolar em horário complementar e com participação do professor da sala; 6. Discutir como melhorar a relação com as FAMÍLIAS e o que esperar delas no processo. |
- COM OS FAMILIARES E CRIANÇAS 1. Alternativa quando o grupo cresce e o número de crianças exige maior participação dos adultos e facilitadores; 2. É muito interessante para observar a interação dos familiares com suas crianças diante os desafios e poder pontuar questões que devam ser trabalhadas; 3. Estimula os familiares brincarem com suas crianças; dar a si o direito de brincar (deslocamento de posição);
- COM FAMILIARES E PROFESSORES 1. Facilita a mediação; 2. É muito difícil quando a relação está muito deteriorada;
- COM FAMILIARES, ALUNOS E PROFESSORES 1. Deve sempre ser bem planejado, se possível em forma de oficina para bons resultados |
DIFICULDADES |
DIFICULDADES / OBSERVAÇÔES |
DIFICULDADES / OBSERVAÇÔES |
DIFICULDADES / OBSERVAÇÔES |
DIFICULDADES / OBSERVAÇÔES |
1. local para realização dos grupos: Centro de Saúde, Comunidade, Centro de Convivência |
1. Disponibilidade e adesão dos familiares 2. Horário para participação regular semanal; 3. Expectativas dos pais em algumas situações; 4. Situações de conflito da escola levadas para o grupo
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1. Combinação das REGRAS; 2. QUEBRA do CONTRATO, que deve ser sempre rememorado e rediscutido; 3. A ATIVIDADE quando DISCUTIDA e PARTICIPATIVA é a melhor forma de gerar disciplina no grupo; 4. CONFLITOS entre participantes; 5. DISPUTA da atenção do facilitador(a); 6. OBSERVAR: comportamento, dinâmica grupal, boicotadores do grupo, troca de papéis dentro do grupo e da atividade, motivação; 6. ESTIMULAR: o enfrentamento de desafios e a autoestima da criança/adolescente 7. PONTUAR a cada criança o que foi observado, o que precisa melhorar, de forma que ela sinta que é uma ajuda e não uma punição, de forma que ela não sinta rejeição ou que deixamos de gostar dela 8. ESTRUTURA: armário, papel, material em geral, doação de colchonetes, livros, jogos e brinquedos, |
1. Disponibilidade e adesão dos professores; 2. Agenda; 3. Expectativas dos professores conflitantes com a proposta; 4. abertura da escola para o trabalho intersetorial e conjunto com a saúde |
1. A não participação de familiares de todas as crianças; 2. Conflitos; 3. Dificuldade de interesse e agenda de professores |