De 26 a 29 de outubro, Campinas é palco do 22º Simpósio Internacional de Cirurgia de Epilepsia. Esta é a segunda vez que o evento ocorre fora da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos. Especialistas brasileiros e de países como França, Alemanha, Itália, Chile e Estados Unidos se reúnem na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Hotel Vitória para discussão de casos clínicos, treinamento cirúrgico e manejo da epilepsia. A previsão é de que 250 profissionais participem do evento. (Veja programação).
“O grupo de neurologia e neurocirurgia da FCM tem forte reconhecimento mundial. Teremos temas direcionados aos neurologistas e cursos práticos de microcirurgia (hands-on) para neurocirurgiões”, revelou Heder Tedeschi, neurocirurgião da FCM e um dos organizadores do simpósio.
Enquanto um grupo se reúne no Hotel Vitória para discussão de casos clínicos e multidisciplinares, outro grupo se reúne no Laboratório de Microcirurgia da FCM, localizado no terceiro andar do prédio da Pós-Graduação, para a dissecção de cérebros formalizados, simulando uma cirurgia de epilepsia.
“Serão 12 pessoas nas bancadas do laboratório. A aula será transmitida por videoconferência para um grupo maior que irá acompanhar da Sala da Congregação da FCM todos os passos da microcirurgia”, explicou Tedeschi.
O simpósio em Campinas segue os mesmo moldes de como é realizado a cada dois anos em Cleveland, Estados Unidos. O curso de microcirurgia será coordenado pelo professor do Departamento de Neurologia da FCM, Helder Tedeschi e por Wen Hung Tzu, da Faculdade de Medicina da USP de São Paulo. Fernando Cendes, neurologista e professor da FCM, faz a abertura do Simpósio no dia 27, às 8 horas da manhã, no Hotel Vitória. Além de Campinas, a outra cidade brasileira onde ocorreu o simpósio foi Ribeirão Preto, SP, em 2011.
Texto: Edimilson Montalti - ARP/FCM-Unicamp