A pesquisa multidisciplinar “A prática regular de esporte está associada à atenuação de alterações vasculares e cardíacas em indivíduos com lesão crônica da medula espinhal” da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp é finalista do Prêmio Saúde da Editora Abril. Eles concorrem na categoria Esporte e Saúde. O estudo foi conduzido por José Irineu Gorla, Alberto Cliquet Junior, José Roberto Matos-Souza, Guilherme de Rossi, Roberto Schreiber, Layde Rosane Paim, Anselmo de Athayde Costa e Silva, Luis Felipe Castelli Correia de Campos, Eliza Azevedo, Karina Alonso e Wilson Nadruz Junior.
Os pesquisadores da Unicamp evidenciaram os benefícios da prática de esporte em indivíduos cadeirantes com lesão na medula espinhal. Eles avaliaram três grupos: um composto por 28 pessoas sem problema físico algum; 26 jovens com lesão que jogavam basquete, rúgbi, tênis ou handebol adaptados há pelo menos um ano e 32 sujeitos sedentários com o mesmo tipo de comprometimento na medula. Por meio de exames como a medida da glicemia e da pressão arterial, bem como ecocardiografia e ultrassom da carótida (a artéria que fica no pescoço e leva sangue para o cérebro), demonstraram que exercícios regulares minimizam o processo de entupimento dos vasos, o que faz despencar o risco de infarto, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca.
Os outros trabalhos finalistas na mesma categoria são: “Efeito do exercício físico supervisionado sobre a função endotelial e células progenitoras endoteliais em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico”, de Edgard Torres dos Reis Neto, Aline Evelyn da Silva, Carlos Manoel de Castro Monteiro, Patrícia Semedo, Erika Naka, Neusa Pereira da Silva, Marcelo de Medeiros Pinheiro e Emília Inoue Sato, da Universidade Federal de São Paulo e “A habilidade de sentar e levantar do solo como um preditor de mortalidade por todas as causas”, de Leonardo Barbosa Barreto de Brito, Djalma Rabelo Ricardo, Denise Sardinha Mendes Soares de Araújo, Jonathan Myers, Plínio Santos Ramos e Claudio Gil Soares de Araújo, da Clinimex, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (Suprema), Universidade Gama Filho, UNIRIO e Stanford University.
A premiação acontecerá no dia 28 de novembro à noite, no Teatro Net (o antigo teatro Geo), que fica no Instituto Tomie Ohtake. O endereço é Avenida Faria Lima, 201, São Paulo, acesso pela rua Coropés.
Foto: Os atletas Luiz Fernando Cavalli, Alexandre Taniguchi, Miguel Paulino e Ademir de Souza, com os membros da equipe finalista, Guilherme de Rossi, José Roberto Matos-Souza, Roberto Schreiber, Layde Rosane Paim, Anselmo de Athayde Costa e Silva, José Irineu Gorla, Luis Felipe Castelli Correia de Campos, Wilson Nadruz Junior, Eliza Azevedo e Karina Alonso. (crédito: Sílvia Zamboni).
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp