Em 26 de setembro, data da inauguração da primeira escola para surdos do país, hoje Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES comemora-se o Dia Nacional do Surdo. Nesse dia lembramos a luta histórica dos surdos em prol da garantia dos direitos a: saúde, educação, trabalho e participação social. As conquistas nessas áreas resultam do incansável trabalho de esclarecimento em relação às legítimas demandas desse grupo, do empoderamento dos grupos de surdos e dos consensos que decorrem em legislação a eles favorável, como o Decreto 5.626/2005 que dispõe sobre a inclusão da disciplina LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) nos cursos de formação de professores.
O CEPRE – Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Dr. Gabriel Porto, no contexto das comemorações dos seus 40 anos e da celebração do Dia Nacional do Surdo, organizou na manhã do dia 23 de setembro, uma mostra cultural em torno do tema: Surdez, que congregará profissionais, docentes, usuários, famílias e alunos dos vários cursos de graduação e pós-graduação.
À tarde, em parceria com o CTI - Centro de Tecnologia da Informação “Renato Archer”, o CEPRE co-organiza o evento: Novas tecnologias de acesso ao conhecimento para surdos, destinado à reflexão sobre acessibilidade e inovação tecnológica na área da surdez.
Veja programação e inscrição.