A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp criou, em 2009, a sua Ouvidoria – um serviço de atendimento que envolve informações, reclamações, críticas e sugestões a respeito da FCM. O principal objetivo da Ouvidoria é ser uma ferramenta rápida de acesso e comunicação entre os diferentes seguimentos da Faculdade, bem como servir de apoio aos processos acadêmicos e administrativos.
Para facilitar a comunicação, a FCM criou um formulário onde as informações, que podem ser sigilosas ou não, são enviadas; o e-mail ouvidoria@fcm.unicamp.br e uma linha telefônica direta.
O Serviço de Ouvidoria da Unicamp foi criado pela Deliberação CAD-A-3, de 13-6-2003, e segue as determinações do Decreto nº 44.074 de 1º julho 1999, que regulamenta a composição e estabelece competência das Ouvidorias de Serviços Públicos, instituídas pela Lei nº 10.294, de 20 de abril de 1999, que por sua vez dispõe sobre a proteção e defesa do usuário do serviço público do Estado de São Paulo.
Uma das funções do “Ouvidor” (conhecido na imprensa como “ombudsman”) é ser um representante do cidadão usuário junto à instituição em que atua. Por outro lado, o Ouvidor tem também o papel de atuar na prevenção e solução de conflitos e, portanto, deve atuar com independência e autonomia.