Curso de Desastre é realizado na FCM e atinge grande público

Nos dias 24 e 25 de abril, foi realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o segundo “Curso de Resposta Médica Avançada em Desastre”, realizado na cidade de Campinas. O curso é uma iniciativa da Sociedade Panamericana de Trauma (SPT) e da Sociedade Brasileira de Atendimento Integral ao Traumatizado (SBAIT). O curso foi organizado pelos alunos do curso de medicina que integram a Liga do Trauma da FCM da Unicamp, com o apoio da Disciplina de Cirurgia do Trauma.

Participaram do curso 262 pessoas. Cada um dos participantes recebeu o livro “Resposta Médica Avançada em Desastres”, traduzido para a língua portuguesa. Eles participaram das aulas que abordou temas como “Triagem da Cena” até casos específicos como “Desastres Biológicos” ou “Desastres Radioativos”. Também houve a participação do médico-socorrista Luciano Eifler, que organizou o atendimento ao desastre na boate Kiss, em Santa Maria, RS.

Ao final do curso, houve uma sessão interativa onde os alunos respondiam questões levantando cartões. O caso discutido foi o acidente envolvendo uma van que transportava jovens para uma universidade da região, onde apenas o motorista utilizava cinto de segurança. Na mesa de discussão estavam também representantes de todas as equipes que participaram do atendimento, como o GRAU SP, Intervias, CCR Autoban, Renovias e ECOVias.

 

 

Texto: Alcir Dorigatti e Edimilson Montalti

Fotos: Divulgação