No próximo domingo (5) de maio, acontece a 15ª edição da Domingueira, evento organizado por alunos, ex-alunos, médicos-residentes e docentes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A Domingueira abre o mês de comemorações do Jubileu de Ouro da FCM da Unicamp.
Animado por uma roda de samba composta por alunos e médicos residentes do HC, os organizadores prometem resgatar as canções e sambas de exaltação à Faculdade e à Medicina, desde os mais antigos, que remontam à década de 1970, até as composições atuais, todas criadas por alunos de Medicina da Unicamp.
O médico-residente em infectologia no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e ex-aluno da FCM, André Giglio Bueno, é um dos organizadores do evento e destaca a importância de se resgatar essas canções. “Durante toda minha graduação ouvi as músicas que declaram o amor à profissão médica e à Unicamp, que além de incentivar a união dos colegas de faculdade, contam muito da história da instituição”, disse André.
Como já é tradição, em toda edição da Domingueira um sambista é homenageado. O sambista homenageado neste mês de maio será Luiz Carlos da Vila, ex-membro da ala de compositores da Vila Isabel, tradicional escola de samba carioca.
Na última edição da Domingueira, ocorrida no mês de abril, professores de vários Departamentos da FCM e alunos de todos os anos do curso de medicina estiveram presentes. Em certa altura da festa, a música foi interrompida para se anunciar a chegada dos docentes que, de acordo com a tradição, vão até o mural de fotos e assinam seu nome sobre sua foto, como gesto de gratidão à homenagem dos alunos.
“Valorizar os docentes da instituição e destacar seu valor na construção da nossa formação é uma das altas bandeiras da Domingueira”, afirma Eduardo Alher João, terceiranista de medicina e também membro da organização da Domingueira.
A Domingueira é um evento aberto a toda comunidade e ocorrerá às 19 horas do dia 5 de maio, na rua Roxo Moreira, em frente ao Setor de Informações da Unicamp. A entrada é franca.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp
Fotos: Divulgação