Boletim da FCM traz 11 trabalhos da disciplina Introdução à Prática de Ciência

Alunos do primeiro ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp apresentaram, no final do ano letivo de 2012, no anfiteatro da faculdade, 110 trabalhos de iniciação científica. A atividade faz parte da disciplina Introdução à Prática de Ciência (IPC). Realizado em formato de minicongresso, os trabalhos foram submetidos online, impressos em formato de pôster e apresentados oralmente pelos alunos. Uma comissão composta por professores e alunos de pós-graduação avaliaram os trabalhos. Os 11 melhores trabalhos foram anunciados no final do minicongresso e são publicados na edição de janeiro do Boletim da FCM.

De acordo com Li Li Min, coordenador associado do curso de graduação em Medicina, o IPC é um dos grandes orgulhos da reforma curricular da FCM e um diferencial da faculdade em comparação a outras instituições. O objetivo do módulo é trazer o senso crítico para a profissão. Li ressaltou que para este ano o módulo IPC terá uma nova configuração, melhor do que a atual.

“Buscamos sempre a melhora continuada do curso. A diversidade de pôsteres apresentados é maior do que a imaginação pode abarcar. Isto faz com que a FCM seja singular”, disse Li Min.

A diretora associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira, disse que o estudo de medicina não termina no final do sexto ano e nem após a residência médica ou pós-graduação. Ele é contínuo e o melhor modelo para atualizam é o método científico.

“A Unicamp escolheu o caminho certo para a formação profissional de seus alunos. Aproveitem a participação dos professores que tem uma vida voltada à pesquisa e que, neste momento, dedicam horas para passar para vocês a experiência deles. Isto encurtará o caminho de vocês”, disse Rosa Inês. 

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp