Já está online a edição de agosto do Boletim da FCM.
Em História e Saúde, Cristina Brandt Friedrich Martin Gurgel, do Grupo de Estudos História das Ciências da Saúde, conta a história de Pasteur e o imperador dom Pedro II. O imperador é conhecido pelo seu interesse em incentivar projetos tão diferentes quanto os da Academia de Belas Artes, onde distribuiu bolsas e prêmios, ou de presidir reuniões do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e subvencionar historiadores. Sua contribuição para a medicina, entretanto, é pouco conhecida.
O Tema do Mês traz uma dissertação de mestrado defendida no programa de pós-graudação em gerontologia da FCM sobre tabagismo, consumo nocivo de álcool e sedentarismo associados à hipertensão em idosos. Foram entrevistados 3.478 idosos de ambos os sexos com idade igual ou superior a 65 anos residentes em seis municípios brasileiros. A dissertação é assinada por Ana Paula do Amaral Carvalho e Silva com orientação do professor André Fattori.
Esta edição encerra, em Diretrizes e Condutas, o diagnóstico em câncer de laringe. Na sessão de Bioética e Legislação, Flávio Cesar de Sá e Venâncio Pereira Dantas Filho iniciam o artigo crítico sobre o modelo moderno de consulta médica. O professor Everardo Duarte Nunes aproveita a tese de doutorado “Contribuição para o estudo da comunidade científica da saúde coletiva: os grupos de pesquisa”, de Lirane Almeida, defendida em 2011, para apresentar estudos recentes da Saúde Coletiva.
No mês de agosto, a FCM escolheu o trabalho que vai concorrer ao prêmio PAEPE. Trata-se de Implantação do Sistema de Avaliação com Pacientes Simulados para os Estudantes do Curso de Medicina, da pedagoga Silvia Maria Riceto Ronchim Passeri. Implantado em 2007 e adaptada de um modelo norte-americano (OSCE) ela envolve, aproximadamente, 500 pessoas entre estudantes, professores, médicos, pacientes simulados e funcionários de apoio.
Ainda no mês de agosto, a diretoria da FCM prestou uma homenagem aos funcionários aposentados no período de julho de 2011 a junho de 2012. A homenagem ocorreu na Sala da Congregação e contou com a participação de chefes de Departamentos, professores, funcionários, amigos e familiares
“As pessoas que trabalham no serviço público, principalmente na FCM, estão aqui por um ideal e elas tiveram um papel relevante para fazer a faculdade crescer, e isso precisa ser reconhecido. Muito obrigado pelo o que vocês fizeram. Essa faculdade é grande pelo trabalho de vocês”, disse Saad.
Caso não consiga visualizar, acesse: http://www.fcm.unicamp.br/boletim/2012/agosto2012/index.html
Texto: Edimilson Montalti - ARP/FCM/Unicamp