Técnicos de laboratório devem tomar CHA para evitar riscos no trabalho, aconselha especialista

A busca por informações sobre boas práticas de laboratórios reuniu dezenas de técnicos e profissionais da área no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp na manhã desta segunda-feira (11). Eles participaram do I Seminário de Boas Práticas de Laboratório. O objetivo do evento é de oferecer aos profissionais técnicos, noções gerais relacionadas aos riscos do trabalho dentro dos laboratórios, incluindo riscos químicos, biológicos e uso de equipamentos de proteção e atender aos requisitos da Norma Regulamentadora 32 (NR 32).

A NR 32, foi desenvolvida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para estabelecer diretrizes básicas na implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores de estabelecimentos de saúde. A norma cuida ainda de orientar os profissionais sobre riscos diários e a prevenção de acidentes, riscos biológicos e químicos, radiações, ionizantes, descarte de resíduos, limpeza de ambientes, entre outros.

“Sempre tivemos a preocupação sobre a segurança dentro dos quase 100 laboratórios da FCM e o que fazer com resíduos químicos e biológicos, resolvemos fazer este seminário para normatizar as práticas de cuidado e passar informações sobre como proceder no caso de acidentes”, explicou Lania Carla Splendor Costa, enfermeira responsável pela Gestão de Limpeza e Gerenciamento de Resíduos da FCM e coordenadora do evento.

De acordo com Regina da Costa Mesquita Micaroni, doutora em ciências pela Unicamp e especialista em resíduo químico junto ao Grupo Gestor Ambiental da Unicamp, quando alguém entra no laboratório químico precisa se desligar da vida lá de fora para se concentrar naquilo que vai fazer, pois é uma tarefa de risco que precisa de atenção.

“Olhe de forma diferente as coisas que você tem feito ao longo da vida. Quando nos acostumamos a fazer as coisas de uma forma, acabamos não vendo os erros ou risco que estamos nos expondo. Quando você chegar ao laboratório, é importante tomar CHA”, disse a especialista.

Ao espanto de quem logo imaginou colocar uma garrafa de chá na porta de entrada de cada laboratório, Regina foi logo explicando que CHA é a abreviação de conhecimento, habilidade e atitude. “Ás vezes a pessoa tem conhecimento e habilidade, mas esquece a atitude. Sem atitude, você poderá expor a si próprio e quem trabalha com você a vários riscos. A maioria dos problemas vem de fatores internos”, sentenciou.

A realização do seminário contou com o apoio e incentivo da diretoria da FCM, preocupada com a segurança dos trabalhadores e a uniformização do trabalho. O coordenador da Câmara de Pesquisa da FCM, Fernando Cendes, também se disse satisfeito com a iniciativa e parabenizou os organizadores do evento, que contribui para o aprimoramento profissional e segurança dentro dos laboratórios.

Para a diretora-associada da FCM, isso ajuda a trazer mais credibilidade a tudo o que é produzido na faculdade e não seria completo se não houve as condições de trabalho ideais para o trabalhador, para que se sinta segura e tenha orgulho do que ele faz. “As boas práticas permeiam vários meios. Lidamos com boas práticas clínicas para que nossas pesquisas tenham validade. É preciso trabalhar com esse objetivo de aprimorar sempre e trazer um selo de garantia dentro daquilo que fazemos”, disse Rosa Inês.

Na sequência do evento, Meire Celeste Cardoso Del Monte, enfermeira do Programa Risco Biológico do CECOM da Unicamp proferiu palestra sobre os riscos biológicos. Maurício Antonio Gervenutti, técnico em Segurança do Trabalho da Diretoria de Segurança e Saúde Ocupacional (DSSO) da Unicamp, proferiu palestra uso de EPIs e EPCs. Devido à grande adesão, uma nova turma participará do seminário na próxima quinta-feira (14), no horário da tarde, no mesmo local. 

O I Seminário de Boas Práticas de Laboratório é promovido pela Comissão Setorial de Avaliação, CIPA e Câmara de Pesquisa da FCM. O evento conta também com o apoio da Agência de Formação Profissional da Unicamp (AFPU). De acordo com a organização do evento, um novo seminário deverá ser realizado no próximo semestre. A data e horário não foram divulgados. As inscrições serão feitas no site da FCM.

Texto e fotos: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp