Boletim da FCM de maio

A edição de maio do Boletim da FCM está on-line.

Na seção História e Saúde, um pequeno recorte da história da FCM, que inicia suas comemorações de 50 anos. Conforme conta o professor do Departamento de Tocoginecologia da FCM, João Luiz Pinto e Silva, aluno da segunda turma do curso de medicina, “abrigada nos tímidos espaços do edifício da Maternidade de Campinas, à época ainda em construção, e até 1986 nos prédios da Santa Casa de Misericórdia, à Rua Benjamim Constant - quando então se mudou definitivamente para a Cidade Universitária - desenrolou-se a história bem sucedida daquela que seria o embrião inspirador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ambas instituições que, em tempo muito curto, se transformaram em referência de qualidade da educação universitária brasileira”.

A iniciativa dos alunos do curso de medicina em criar a Liga de Pediatria é o destaque do Tema do Mês. “A Liga não possui o objetivo de complementar o currículo do curso, que já é completo, mas sim de estimular o interesse dos estudantes no tema. A Liga não seguirá o estilo tradicional de aula. Nossas principais atividades serão a discussão de casos clínicos escolhidos e elaborados pelos próprios alunos e o incentivo à Iniciação Científica em Pediatria”, explicou Mariana Abreu de Andrade, terceiranista do curso de Medicina da FCM e coordenadora da Liga de Pediatria da Unicamp.

A edição deste mês traz a continuação dos artigos “Diagnóstico de câncer de laringe” e O pensamento moderno e a prática médica”. Em Ócio, negócio e divórcio: caminhos da vida acadêmica”, o professor Nelson Filice de Barros faz uma análise do seminário internacional sobre carreira docente. Os professores Li Li Min e Eliana Amaral, da comissão organizadora do seminário, escrevem sobre as expectativas e conclusões do grupo, bem como as futuras ações após o evento que reúne 300 docentes de várias instituições brasileiras.

Caso não visualize, acesse http://www.fcm.unicamp.br/boletim/2012/maio/index.html

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp