Nos dias 17, 18 e 19 de abril aconteceu no complexo de salas de aula da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o XIV Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma (Pré-CoLT). O congresso ocorre, anualmente, revezando-se entre as faculdades de Medicina de Campinas – Unicamp e PUCC. O Pré-CoLT foi organizado pelos alunos da Liga do Trauma da Unicamp, enfermeiros e fisioterapeutas. O evento marcou as comemorações dos 25 anos da disciplina de Cirurgia do Trauma e 20 anos da Liga do Trauma da Unicamp.
O professor Gustavo Pereira Fraga, coordenador da disciplina de Cirurgia do Trauma, fez a conferência de abertura. Dino Altman, médico chefe do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 e da Stock Car, fez a palestra de encerramento do Pré-CoLT. Ele discorreu sobre o atendimento de resgate em eventos de alta velocidade.
“Nessa edição, propomos aos congressistas três programações distintas que abrangiam as áreas de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, precedidas de uma conferência comum”, explicou Fábio Andrade, coordenador da Liga do Trauma da Unicamp.
Entre palestrante, moderadores e presidentes das mesas-redondas, passaram pelo congresso 98 médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que discutiram os temas mais atuais envolvendo o Trauma. Sandro Rizoli, da Universidade de Toronto e do Sunnybrook Health Science Centre, foi o convidado internacional. No total, foram mais de 300 inscritos, totalizando 434 pessoas envolvidas nesse evento.
Jantar comemorativo
No dia 20 de abril foi realizado um jantar de confraternização em comemoração aos 25 anos da disciplina de Cirurgia do Trauma e aos 20 anos da Liga do Trauma da Unicamp. Durante o evento foi inaugurado o site da disciplina da Cirurgia do Trauma.
A festa foi no salão social do Tênis Clube de Campinas. No hall de entrada do salão, o Centro de Memória da FCM montou uma exposição com material do acervo do professor Mário Mantovani e de outros professores contando sobre a disciplina, a Liga e a organização do I Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoLT), realizado na Unicamp em 1999.
Antes do jantar, o chefe da disciplina do trauma, Gustavo Pereira Fraga, relatou a história da criação da Disciplina e apresentou um vídeo em que o médico Admar Concon Filho explicou como foi a criação da primeira Liga do Trauma do Brasil, em 1992.
O presidente da Liga do Trauma, Fábio Andrade, falou sobre as atividades da Liga e sobre o projeto PARTY - Prevenção à álcool e eventos relacionados ao trauma em jovens. O voluntário Washington Moura foi homenageado e recebeu uma cadeira de rodas adaptada para a prática esportiva, doada pela família da atleta Ana Lídia Borba, atendida pela equipe da Cirurgia do Trauma em 2010.
Heloísa Mantovani e os filhos Cristina e Mário Eduardo Mantovani receberam homenagem em nome do médico Mário Mantovani. A homenagem foi feita por Thiago A. R. Calderan, ex-ligante, ex-residente e atual médico-assistente da disciplina. O chefe do Departamento de Cirurgia, o médico Joaquim M. Bustorff-Silva, comentou sobre a importância da Cirurgia do Trauma para a instituição.
Vários ex-ligantes e ex-residentes da disciplina e também os primeiros médicos-assistentes que atuaram no Trauma participaram do evento, dentre eles Antônio Capone Neto, Anibal Basile Filho, Sandro Rizoli e Samir Salmen. “Capone Neto, atualmente no Hospital Israelita Albert Einstein, ficará como professor visitante na Unicamp no segundo semestre desse ano”, revelou Fraga.
Estiveram presentes no jantar o superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Manoel Barros Bertolo; o secretário de Saúde de Campinas, Fernando Brandão; o professor emérito Luis Sérgio Leonardi; o professor colaborador Renato Terzi, além de vários docentes e assistentes do Departamento de Cirurgia da FCM da Unicamp, alunos e funcionários da FCM da Unicamp.
A festa terminou com show musical das bandas "Genéricos", comandada por Roberto Teixeira Mendes, professor do Departamento de Pediatria da FCM e "The Dogs", conjunto de rock campineiro composto por médicos e dentistas.
Texto: Edimilson Montalti, Gustavo Fraga e Fábio Andrade - FCM/Unicamp
Fotos: Divulgação Liga do Trauma