O programa de Aprimoramento da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp promoveu na manhã desta quarta-feira (29), no auditório da faculdade, o encerramento das atividades dos alunos de 2011. Eles apresentam mais de 80 trabalhos de conclusão de curso. Os 12 melhores trabalhos avaliados pela comissão científica do evento serão premiados e publicados numa edição especial do Boletim da FCM. O primeiro e segundo lugares ganham um tablet. O evento marca também as boas-vindas à turma de 2012 nos56 programas oferecidos pelo Aprimoramento.
“Este ano temos alunos vindos dos estados do Pará, Sergipe, Tocantins, Minas Gerais, Paraná, Goiás e São Paulo. Queremos disseminar o conhecimento produzido na Unicamp e formar profissionais engajados na construção de um sistema público de saúde melhor”, disse a coordenadora dos cursos de Aprimoramento da FCM, Maria Cecília Marcondes Pinheiro Lima.
Uma das características dos cursos de Aprimoramento é a interdisciplinaridade. A psicóloga e especialista em desenvolvimento pessoal e profissional Magda Vulcano foi convidada para falar sobre o relacionamento como critério de qualidade de prestação de serviço na área da saúde. Bete Massi, linguista e professora do módulo de comunicação assertiva do Programa de Atendimento e Excelência ao Cliente da Unicamp, fez a abertura, de forma descontraída e bem humorada, fazendo um reflexão sobre um “bolo de cenoura”.
Anualmente, 110 alunos entram para o Aprimoramento. São oferecidas 69 bolsas pela Fundação Desenvolvimento Administrativo (Fundap). A seleção dos alunos para os cursos de Aprimoramento é realizada através de processo seletivo que ocorre entre setembro a novembro de cada ano, com prova objetiva, entrevista e análise de currículo. A duração do curso escolhido é de doze meses, exceto para o programa de Física Médica Aplicada à Radioterapia que é de 24 meses. Os cursos têm início em março e terminam no último dia de fevereiro do próximo ano. A carga horária consiste em 40 horas semanais. Das 1.920 horas do curso, cerca de 20% são destinadas a atividades teóricas. As demais horas são destinadas às atividades práticas.
Texto e fotos: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP