Formandos de Enfermagem descerram quadro de fotos

A 31ª turma do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp descerrou na tarde de quinta-feira (15) o quadro de formandos de 2011 no saguão de entrada do Departamento de Enfermagem. A coordenadora do curso de Enfermagem, Luciana de Lione Melo, disse que esse é um momento tradicional que marca a pré-colação de grau. “Esta solenidade marca o término de um estudo formal que não acaba aqui. O curso proporciona apenas uma pincelada da enfermagem. Cada vez mais a sociedade tem cobrado um estudo constante para prestar assistência de qualidade”, disse Luciana.

A chefe do Departamento de Enfermagem disse que o futuro da enfermagem está nas mãos das novas gerações que se formam e que devem deixar uma marca onde quer que atuem profissionalmente.  “Não há equipamento ou tecnologia que substituía o trabalho do enfermeiro”, disse Isabel.

O patrono da turma e presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) Campinas, Mauro A. Pires Dias da Silva, disse que há 400 mil trabalhadores de enfermagem no Estado de São Paulo e apenas 32 fiscais do Conselho Regional de Enfermagem para fiscalizar a atuação desses profissionais. “Todos esperam que os formandos da Enfermagem da Unicamp façam algo diferente, com qualidade, ética e representação impactante. Unir, participar e avançar são as palavras de ordem da categoria”, disse Mauro.

Texto e fotos: Edimilson Montalti – ARP-FCM/UNICAMP