SEMINÁRIO DO CBMEG

Data: 
Ter, 13 Dez 2011

 SEMINÁRIO DO CBMEG

 

Data: 13 de dezembro de 2011 (3ª feira), às 16 horas.

Local: Auditório Prof. Dr. Adilson Leite, CBMEG/UNICAMP.

 

Wen Hwa Lee

Structural Genomics Consortium

www.thesgc.org/scientists/groups/oxford/

 

Título: “Descoberta de medicamentos e Ciência de Acesso Livre: uma Revolução aberta ao Brasil.”

Subtítulo: “... com oportunidades de doutorado sanduíche e pós-doutorado em Oxford e Toronto.”

 

Resumo:

O Consórcio de Genômica Estrutural (SGC) é uma organização de pesquisa sem fins lucrativos, com o objetivo de promover desenvolvimento de novos medicamentos através de pesquisa básica. Um dos nossos princípios básicos é o livre acesso à nossa produção – por isso colocamos todo o nosso conhecimento, resultados  e reagentes a disposição, em domínio público de maneira completamente irrestrita e imediata, incluindo estruturas tridimensionais, ensaios celulares, compostos químicos identificados como ligantes de proteínas-chaves e sondas químicas de alta especificidade criadas para estudos de função. Com isso conseguimos trazer diversas inovações, incluindo a descoberta de uma nova classe de alvos terapêuticos.

A partir de 2012 a SGC estará aberta para bolsistas de doutorado sanduíche e pós-doutorado em seus laboratórios nas Universidades de Oxford e Toronto, através do CNPq e do programa Ciência sem Fronteiras.

O SGC é uma parceria pública-privada (PPP), financiada pela Novartis, GSK, Pfizer, Eli Lilly, The Wellcome Trust e agências de formento governamentais do Canadá.

 

CV Lee:

Wen Hwa Lee é biólogo formado pela UNICAMP, onde também obteve seu Mestrado e Doutorado pelo então Departamento de Genética e Evolução do IB. Durante o seu doutorado realizado no LNLS, Lee entrou em contato com o mundo da Biologia Estrutural, atiçando a sua curiosidade para o desenho de fármacos e descoberta de medicamentos. Isso o levou para um primeiro pós-doutorado no renomado Instituto Scripps (San Diego), trabalhando em biologia computacional, docking, modelagem de proteínas e simulações. Num segundo pós-doutorado, Lee trabalhou em Paris (Université Pariv V, Faculté de Pharmacie), desenvolvendo protocolos de triagem virtual de compostos e com estudos estruturais de mutações. Lee foi então convidado para se juntar à SGC na Univesidade de Oxford nos idos de 2004 para desenvolver uma nova plataforma de disseminação de informação estrutural ("iSee"), empregada hoje em dia em revistas como PLoS Biology, PLoS ONE, Molecular and Cellular Proteomics e Nature Structure and Molecular Biology. Além de desenvolver iSee, Lee esteve envolvido em vários estudos estruturais e publicou análises de estruturas de todos os membros de duas famílias de proteínas humanas. Em 2011, Lee assumiu a posição de Coordenador Científico da SGC e entre outras funções, ele atua junto aos Diretores e Cientistas-Chefe da SGC identificando colaborações e alianças estratégicas, bem como definindo novas políticas e modelos de interação com grupos externos. Assim que assumiu, Lee está empenhado em promover a Ciência Brasileira nos seus novos círculos de contato.

Lee foi o primeiro aluno da UNICAMP a receber um doutorado trabalhando em cristalografia de proteínas no então recém-inaugurado LNLS.