Departamento de Medicina Preventiva e Social passa a se chamar Departamento de Saúde Coletiva

 

A Secretaria Geral da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu no início de novembro o processo do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovando a alteração do nome do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp para Departamento de Saúde Coletiva.

A proposta da mudança do nome é uma discussão antiga dentro dos Seminários de Planejamento Anual do Departamento. Em 2011, a proposta da mudança de nome foi aprovada pelo Conselho do Departamental e pela Congregação da FCM.

“Precisamos sintonizar as práticas e atividades desenvolvidas pelo conjunto de professores, pesquisadores e alunos do Departamento com o campo disciplinar no qual, de fato, se inserem na atualidade, que é o campo da Saúde Coletiva”, disse Marilisa Berti de Azevedo Barros, chefe do Departamento de Saúde Coletiva da FCM.

Em função da mudança do nome, o Departamento de Saúde Coletiva fará um concurso para a criação de um logotipo. O edital do concurso será divulgado e fixado em locais diversificados, inclusive no site da FCM. As inscrições serão recebidas na segunda quinzena de fevereiro e a premiação será em março de 2012. O prêmio é um certificado e o valor de um mil reais em dinheiro.

O Departamento de Medicina Preventiva e Social foi criado em 1965 e teve como referência o projeto da Medicina Preventiva que se balizava nos modelos de prevenção das doenças das escolas médicas do País. Importantes professores tiveram destacado papel na criação do Departamento, no desenvolvimento de pesquisas e na criação do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP