Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. O tema para o período de 2009-2013 é Diabetes – Educação e Prevenção. Em Campinas, a partir de 7 de novembro, as duas entradas principais da Unicamp, o prédio da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o Paço Municipal da Prefeitura de Campinas e a Torre do Castelo serão iluminados de azul.
De 7 a 11 de novembro, na rampa de acesso do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e ambulatório de pediatria do hospital, alunos da Liga de Diabetes orientados por professores da disciplina de Endocrinologia e Metabologia do Departamento de Clínica Médica da FCM estarão realizando diversas ações, como animação com hospitalhaços, distribuição de balões e fitas azuis, teatro, música e ações educativas.
No dia 12, a partir das 8 horas, no portão 1 da Lagoa do Taquaral, acontece a Caminhada pelo Diabetes com medição de pressão arterial, cálculo de índice de massa corporal, teste de glicemia e bancada educativa com distribuição de material e orientações.
De acordo com os médicos endocrinologistas Walter José Minicucci e Marcos Antonio Tambascia, professores Endocrinologia e Metabologia do Departamento de Clínica Médica da FCM e coordenadores da campanha em Campinas, para as pessoas com diabetes, esta é uma mensagem sobre o poder de informação por meio da educação. Para os governos, é um alerta para implantar políticas de prevenção e monitoramento do diabetes. Para os profissionais de saúde, é uma chamada para melhorar o conhecimento.
“Como fazemos há alguns anos neste dia, assim como o restante do mundo, iluminamos na cor azul os monumentos importantes. Esta ação é para chamar a atenção do público sobre o diabetes e suas complicações e como retardar o seu aparecimento”, disseram.
No Brasil, a campanha tem o apoio Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (Fenad) e Associação de Diabetes Juvenil (ADJ). Em Campinas, o Dia Mundial do Diabetes tem o apoio da FCM da Unicamp e Prefeitura de Campinas. Veja programação do Dia Mundial do Diabetes em Campinas.
Sinais e sintomas de diabetes
O desencadeamento de diabetes tipo 1 é geralmente repentino e pode incluir sintomas como:
- Sede excessiva
- Rápida perda de peso
- Fome exagerada
- Cansaço inexplicável
- Muita vontade de urinar
- Má cicatrização
- Visão embaçada
- Falta de interesse e de concentração
- Vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe.
Os mesmos sintomas acima podem também ocorrer em pessoas com diabetes tipo 2, mas geralmente são menos evidentes. Em crianças com diabetes tipo 2, estes sintomas podem ser moderados ou até mesmo ausentes.
No caso do diabetes tipo 1, estes sintomas surgem de forma abrupta e às vezes podem demorar a ser identificados. Já no diabetes tipo 2, esses sintomas podem ser mais moderados ou até mesmo inexistentes.
Não se sabe ao certo por que as pessoas desenvolvem o diabetes tipo 1. Sabe-se que há casos em que algumas pessoas nascem com genes que as predispõem à doença, mas outras têm os mesmos genes e não têm diabetes. Outro dado é que, no geral, o diabetes tipo 1 é mais freqüente em pessoas com menos de 35 anos, mas vale lembrar que ela pode surgir em qualquer idade.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP