Semana de Combate ao AVC tem rock e mídia desk


O dia 29 de outubro é o Dia Mundial de Combate ao AVC. Uma em cada seis pessoas no mundo tem acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. A cada seis segundo, uma pessoa morre de AVC, independentemente de sexo, idade ou raça. No Brasil, o AVC é principal causa de morte.

Os sinais de AVC são: fraqueza ou amortecimento súbito de um lado do corpo; dificuldade súbita para falar, enxergar, compreender, andar ou equilibrar-se; tontura ou dor de cabeça súbita, sem causa aparente. Se uma pessoa apresentar estes sinais, a recomendação é ligar para 192 (SAMU). “Quanto mais rápido for o atendimento, maiores as chances da pessoa ficar sem sequelas. Tempo é cérebro!”, orienta Li Li Min, neurologista da FCM da Unicamp.

Na Semana de Combate ao AVC em Campinas, oito especialistas da Unicamp participaram nesta quinta-feira (3) do mídia desk, evento promovido pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, ASPE e projeto CiNAPCe  para o Dia Mundial do Combate ao AVC. O encontro será transmitido online para todo o Brasil por meio de videoconferência a partir das 14 horas. O endereço é www.fcm.unicamp.br/videoconferencia.

Os temas abordados serão: cenário do AVC no Brasil; Fatores de risco e prevenção no AVC; Fase aguda do AVC; Anticoagulação oral atuação da enfermagem; Cuidados fonoaudiológicos para o paciente com AVC; Cuidados psicossociais no AVC; Nutrição e AVC e Educação Fisica e AVC. “Perguntas sobre acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, serão recebidos por e-mail durante todo período em que os profissionais ficarem online”, explica a neurologista Paula Fernandes.

No mesmo dia à noite, no Rudá Bar, em Campinas, acontece o Rock AVC coma apresentação de quatro bandas de rock. O couvert de R$ 6,00 será revertido para a campanha de combate ao AVC em Campinas.