O professor da disciplina de trauma do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Gustavo Fraga e a médica-assistente do Departamento de Pediatria, Andréa M. A. Fraga, visitaram na semana passada a Universidade de Cincinnati e o Cincinnati Children's Hospital, em Ohio, nos Estados Unidos (EUA). Este é o segundo maior hospital norte-americano para crianças. Nele, trabalhou Albert Sabin, descobridor da vacina contra a poliomielite, como professor no período de 1939 a 1969.
O convite para a visita partiu da professora assistente do Serviço de Emergência Pediátrica do Cincinnati Children's Hospital, Cinnamon Dixon. Ela esteve no mês de agosto visitando a FCM e o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Segundo Fraga, o objetivo da visita é desenvolver projetos de cooperação para a prevenção de acidentes na infância e pesquisas entre a Unicamp, a Universidade de Cincinnati e o Cincinnati Children's Hospital.
“Ficamos impressionados com a estrutura fantástica e imensa que eles têm. A professora Cinnamon organizou uma impressionante agenda. Conversamos com influentes docentes no hospital, todos muitos interessados em projetos com o Brazil, especificamente Unicamp. Vamos promover o intercâmbio entre residentes dos dois serviços”, disse Fraga.
Fraga fez uma palestra sobre trauma no Brasil e na América Latina para 60 pessoas, dentre eles Augusto Schimidt, aluno da 40ª turma de medicina da FCM da Unicamp e residente de pediatria no Cincinnati Children's Hospital.
De 14 a 17 de setembro, ele participa do Congresso da Associação Americana de Cirurgia do Trauma, em Chicago, onde será apresentado no Comitê Internacional os preparativos para o World Trauma Congress, que será realizado no Rio de Janeiro, de 22 a 25 de agosto de 2012, com apoio de diversas sociedades de trauma de todos os continentes. Fraga é presidente do Comitê Científico Internacional e membro da Comissão Organizadora desse congresso no Brasil.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP