Secretário de atenção à saúde faz seminário na FCM

 

Helvécio Miranda Magalhães Júnior, secretário de atenção à saúde do Ministério da Saúde, esteve na tarde desta segunda-feira (23), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, falando sobre as Redes de Atenção à Saúde (RAS) para alunos de pós-graduação da disciplina “Políticas públicas e planejamento: elementos teóricos e introdutórios” e convidados do Sistema Único de Saúde (SUS) da região de Campinas. A disciplina é coordenada pelo professor Gastão Wagner de Sousa Campos, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM.

As Redes de Atenção à Saúde são ações e serviços de saúde organizados em redes regionalizadas e hierarquizadas de forma a garantir o atendimento integral à população e evitar a fragmentação das ações em saúde. O acesso à população ocorre preferencialmente pela Rede Básica de Saúde (atenção básica) e os casos de maior complexidade são encaminhados aos serviços especializados, que podem ser organizados de forma municipal ou regional, dependendo do porte e da demanda do município.

De acordo com o secretário, o Sistema Único de Saúde está num momento de consolidação e superação dos problemas. Duas das metas propostas pelo atual governo, segundo Magalhães, são a ampliação do acesso à saúde pública e a melhora da atenção básica à luz da satisfação do usuário. “Esse espaço de regulamentação e gestão regional é um desafio enorme das Redes de Atenção à Saúde. Estamos produzindo uma divisão entre cidadãos que moram em regiões metropolitanas onde uns tem mais acesso que outros aos serviços de saúde. É uma questão ética organizar isso”, disse.

“Nós já tivemos no começo do ano um debate com a secretária executiva do Ministério da
Saúde, Márcia Amaral e no dia 20 de junho, às 14 horas, vamos ter o Jarbas Barbosa Júnior, secretário da Secretaria da Vigilância em Saúde (SVS) que discutirá os desafios e estratégias da vigilância no Brasil. Todos os seminários são abertos”, explicou Gastão.

Texto: Edimilson Montalti - ARP/FCM-UNICAMP

Foto: Blog da Dilma