Silvia Regina Brandalise, médica oncologista do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, coordenadora do Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológicas da Infância (CIPOI) e fundadora do Centro Boldrini acaba de ser convidada para integrar o grupo Mulheres Inovando a Área da Saúde (WITH em inglês) que reúne 63 mulheres que se destacam no mundo em tecnologias inovadoras e pesquisas na área da saúde. O WITH foi criado em julho de 2010, em Paris, e tem entre seus membros Alice Dautry, diretora do Instituto Pasteur de Paris, tradicional Centro de Pesquisas em Saúde; Sophie Amsellem, diretora do Instituto Gustave Roussy, centro avançado de pesquisas em Câncer em Paris; além de chefes de pesquisas em medicamentos vinculadas a institutos, universidades e laboratórios farmacêuticos.
De acordo com a presidente do WITH Rafaèle Tordjman, o objetivo do grupo é promover uma rede solidária de conhecimentos que buscam soluções inovadoras para doenças graves que afetam os seres humanos, incluindo câncer, doenças vasculares, doenças congênitas, doenças degenerativas e outras. Como otimizar a implantação e a interação entre os Centros de Pesquisas, em distintos países, é um desafio a ser discutido neste encontro que acontece no dia 23 de maio em Paris.
“A indicação para a participação deste grupo de Mulheres da Área de Inovação Tecnológica na Saúde terá reflexo em parcerias futuras voltadas para as pesquisas não somente na área do câncer pediátrico, como da anemia falciforme e doenças raras. Para o Brasil, e especificamente para Campinas, a indicação traduz a inserção de profissionais da saúde num grupo seleto de mulheres de alta posição em instituições renomadas de pesquisa, como por exemplo, o Instituto Pasteur de Paris, o INSERM e o Instituto Gustave Roussy, em Paris”, disse Brandalise antes de embarcar para Paris.
Silvia Regina Brandalise é professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, presidente do Centro Boldrini, hospital filantrópico e de ensino referência nacional e latino-americana no tratamento de câncer e doenças do sangue de crianças e adolescentes e coordenadora do Cipoi. É coordenadora do Programa de Triagem Neonatal, com cobertura para toda a Região Metropolitana de Campinas e municípios vizinhos, além da Região do ABC em São Paulo. Na área de pesquisa, sua equipe do Cipoi dedica-se aos estudos da imunologia do câncer e de novos princípios ativos contra o câncer infantil. No Boldrini, as pesquisas são direcionadas ao Projeto Genoma, vinculado à Fapesp, CNPq e pesquisas internacionais relacionadas à IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear).Integra também um grupo internacional de trabalho na Organização Mundial da Saúde (OMS) que discute políticas públicas de prevenção e controle do câncer da criança e do adolescente e integra a equipe de pesquisadores envolvidos em projetos sobre o impacto de pesticidas e a relação desses produtos com a incidência de câncer infantil. Silvia Brandalise é também membro integrante do International Childhood Cancer Consortium (I4CCC), liderado pelos Estados Unidos (NCI/NIH), pela Austrália, Inglaterra e China.
As suas principais atividades científicas são representadas pela Coordenadoria do Grupo Brasileiro de Tratamento das Leucemias na Infância, vinculado à Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope). É membro fundador da Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (Slaop) e da Sobope.
Texto: Edimilson Montati - ARP-FCM/UNICAMP
Foto: ASCOM - UNICAMP