De 4 a 8 de outubro acontece no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp a VIII Semana de Fonoaudiologia (SEMAFON), evento acadêmico, científico e cultural organizado por alunos e professores do curso de fonoaudiologia. Para esta edição, o objetivo é trazer temas que abordem as várias áreas da fonoaudiologia e que não façam parte do currículo acadêmico. De acordo com quartanista do curso de fonoaudiologia e presidente da comissão organizadora, Thais Grigol, dois temas que serão abordados durante a semana são a equoterapia e o tratamento de queimados. “São áreas diferentes que enfatizam aspectos de linguagem, motricidade orofacial e audição”, disse Thais.
Segundo Daniella Lima, diretora da comissão de divulgação, um dos destaques da SEMAFON é a sessão “Vivências em Fonoaudiologia” que acontece na sexta-feira (8) e traz como convidada a professora Ivone Panhoca, doutora em Ciências pela Unicamp e com pós-doutorado pela University of Houston (EUA), Washington University (EUA) e Universidad de Salamanca (Espanha), fonoaudióloga com vasta experiência na área hospitalar e clínica fonoaudiológica voltada aos comprometimentos neurológicos de adultos e idosos. “Na abertura teremos a apresentação de um grupo de dança, composto por bailarinas cegas da cidade de São Paulo e no fechamento haverá a apresentação de um coral composto por crianças surdas e ouvintes da cidade de Limeira”, explicou Daniella.
Pesquisas na forma de pôsteres e orais também terão destaque nesta oitava edição da SEMAFON. Mais de 15 trabalhos foram inscritos e serão avaliados por uma comissão que levará em conta o resumo e a apresentação para a pontuação dos trabalhos. “Será uma somatória de valores e no final premiaremos os três melhores pôsteres e as três melhores apresentações orais”, explicou Thais. A entrega dos prêmios será na sexta-feira (8), às 15h30.
Para a professora Lúcia Helena Reily, coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (CEPRE), a SEMAFON é um espaço para a socialização do conhecimento. Cecília Guarnieri Batista, coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM, disse que o evento faz parte da dinâmica do crescimento do curso de fonoaudiologia. Maria Francisca Colella dos Santos, coordenadora do curso de fonoaudiologia, lembrou que a Semana de Fonoaudiologia começou pequena, em 2003, e hoje congrega alunos e professores. A coordenadora adjunta do curso, Rosana Novaes, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), elogiou a organização. Christiane Marques do Couto, docente responsável pela Comissão Organizadora, disse que o evento abre novas interlocuções entre os cursos.
A diretora-associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira, destacou que a SEMAFON é um evento que se consolidou em pouco tempo e que é gratificante constatar que essa iniciativa surgiu dos próprios alunos. “A história da criação do curso de fonoaudiologia se mescla com a da Semana de Fonoaudiologia, que é uma excelente oportunidade para alavancar o crescimento do curso e facilitar o intercâmbio no âmbito da especialidade, inclusive com outras faculdades”, disse Rosa Inês.
As inscrições para a SEMAFON podem ser feitas no endereço eletrônico do evento e estão abertas, inclusive, para os módulos diários.