Apresentação da Orquestra Sinfônica da Unicamp

Data: 
Qui, 02 Set 2010

O Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC/) da Unicamp tem o prazer  de convidá-lo (la) para o Concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp, sob a regência da maestrina Simone Menezes, quinta-feira,  dia 02 de setembro de 2010, às 12h30min, no Auditório da FCM. Este Concerto faz parte das atividades  do Projeto "Música no Campus"  idealizado pela  "Comissão de Ação Cultural da Reitoria iniciado em agosto de 2009.

 

Repertório do Programa:

 

Este concerto proposto, trata a música com um olhar eclético tendo como fio condutor a melodia. Ele se inicia com a obra Nimrod do compositor britânico Edward Elgar, uma belíssima e singela melodia

acompanhada. Na sequência, temos a suite n. 1 Peer Gynt do compositor norueguês Edvard Grieg, esta obra, originalmente escrita para teatro,também é marcada pela simplicidade de forma e de harmonia e pela melodia.

 

 

Na segunda parte do concerto, temos 3 obras atuais de jovens compositores recém formados pela Unicamp, que se contrapõe com as obras anteriores por privilegiarem a melodia, porém tratando-a com

diversos olhares distintos.

 

 

Peça para Orquestra de Ângelo Jacob é uma composição estruturada em blocos. A primeira seção é delicada e estática, com poucos vazios melódicos. A segunda seção é mais contrapontística, e apresenta o conceito de melodia de timbres, em que uma linha melódica é quebrada e repartida entre diversos instrumentos da orquestra. Às duas seções segue-se uma Coda, que procura sintetizar todo o material apresentado na obra.

 

A peça Ambire do compositor Haroldo Ribeiro propõe articular o pensamento musical linear. A peça elabora em quatro seções sugestões de cadências utilizando material melódico simples. Texturas melodias contrapontísticas e planas se intercalam de acordo com um momento explorado por sonoridades oferecidas pela gama instrumental dos naipes orquestrais.

 

 

 

Simone Menezes, Regente

 

Simone Menezes (1977) é natural de Brasília, graduou-se na Unicamp e em Paris onde obteve o Master na École de Musique de Paris. Foi também aluna regular do maestro John Neschling e do maestro Colin Metters em Londres. No Brasil, iniciou sua carreira como Regente Assistente da Orquestra Sinfônica da USP em 2004 e regente titular da Orquestra Jovem da Unicamp de 2002 a 2006. Em 2005 foi a primeira mulher brasileira a participar do Concurso Internacional de Regência Orquestral da Osesp, e na sequência ganhou uma bolsa da Fapesp para especializar-se em música contemporânea na Casa da Música no Porto, Portugal. Em 2007 recebeu o segundo lugar no Concurso Internacional de Regência Orquestral promovido pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

 

Na Europa atuou à frente da St. Petersbourg State Academic Symphony Orchestra (Rússia), Orquestra Sinfônica de Marienbad, The North Tchec Republic Symphony Orquestra (República Tcheca), Orquestra Sinfônica do Algarve e Orquestra Sinfônica da Povoa (Portugal), Orchestre de l´Opera de Massy e Ensemble Multilaterale, em Paris. Em 2008 retornou ao Brasil após concluir sua especialização única com o apoio da Fapesp e bolsa da Ecole de Musique de Paris que abrangeu a área de regência orquestral e de música contemporânea atuando junto ao Ensemble Multilaterale, grupo residente na Cite de la Musique em Paris. Em 2009 gravou, com o patrocínio da Petrobrás Cultural, obras contemporâneas brasileiras em um projeto que envolveu compositores, orquestra e solistas de oito universidades brasileiras.

Atualmente trabalha como regente na Unicamp.