Curso de graduação de Enfermagem tem nova coordenadora

A professora e enfermeira da área da saúde da criança e do adolescente Luciana de Lione Melo assumiu, na tarde desta terça-feira (6), o cargo de coordenadora de graduação do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp para o quadriênio 2010-2014. A coordenadora-associada será a professora e enfermeira médico-cirúrgica Izilda Esmênia Muglia Araújo. Luciana substitui o professor e enfermeiro fundamental José Luis Tatagiba Lamas. Izilda assume o lugar da própria Luciana na gestão anterior. A cerimônia de transmissão do cargo foi presidida pelo diretor da FCM, Mário José Abdalla Saad, realizada no anfiteatro do Departamento de Enfermagem.

José Luis Tatagiba Lamas agradeceu toda a comunidade – docentes, alunos e funcionários – que, ao longo dos últimos quatro anos, ajudou a construir o curso de enfermagem, mesmo com críticas e discussões sobre as ações tomadas sob sua coordenação. “Vocês ajudaram a fazer o curso. Aprendi muito com vocês”, comentou Tatagiba dentro de sua modéstia peculiar.  A professora e enfermeira médico-cirúrgica Maria Isabel P. de Freitas, chefe do Departamento de Enfermagem, disse que sob a batuta de Tatagiba foi implantado o Pró-Saúde e o estágio curricular supervisionado do curso de Enfermagem. Recentemente, a coordenação do PET-Saúde, programa do Ministério da Educação e da Saúde para estimular estudantes e professores a desenvolver estudos para a área de Atenção Básica, dentro do Sistema Único de saúde (SUS), também teve o toque e a habilidade de Tatagiba, que compôs e coordenou mais de 100 alunos e professores. “Tatagiba foi incansável, sempre pronto para resolver os problemas. Essas ações não podem passar em branco. Somos um Departamento pequeno, mas com grandes ações”, disse Isabel.


Para Luciana Melo, que assume o cargo de Tatabiga, mestre não é quem sempre ensina, mas quem, de repente, aprende, conforme escreveu Guimarães Rosa. Em seu discurso de posse, a enfermeira disse que espera fazer o possível para manter a excelência e a qualidade do curso de Enfermagem. Inspirada pelo educador Pedro Demo, Luciana disse que “podemos aprimorar imensamente o espírito crítico, podemos saber pensar, mas não eliminamos a necessidade de confiar nos outros”.

O diretor da FCM, Mário José Abdalla Saad, acha que o cargo de coordenador de graduação deve ser obrigatório para todo docente, para o qual é necessário entender a montagem do currículo, a dinâmica do ensino, ouvir as queixas de colegas e acolher os alunos, de forma preventiva e exemplar para quem trabalha na área da saúde. “Precisamos estar de portas abertas para receber os alunos. Esse acolhimento é o exemplo que damos e que eles levarão ao atender os pacientes. Hoje, não se faz nenhuma mudança ou melhoria sem conversar e explicar os objetivos às pessoas. Esse trabalho primoroso deve ser feito pelas comissões de graduação”, explicou Mário em sua primeira solenidade como diretor da FCM.

 

Sobre o curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem da FCM da Unicamp foi criado em 1978. As disciplinas iniciais do curso de graduação em Enfermagem foram ministradas pelos professores do Instituto de Biologia da Unicamp. Com o início, em 1979, das disciplinas do ciclo profissionalizante que requeriam estágios supervisionados, houve necessidade de solicitar a colaboração de enfermeiros do Hospital de Clínicas (HC) colocados à disposição do curso de enfermagem. Por se tratar de um curso novo e dada a impossibilidade de se formar inicialmente um corpo docente titulado, este foi sendo composto gradativamente, tanto por enfermeiros do HC, como por contratação de professores de outras instituições. A primeira turma de Enfermagem da FCM da Unicamp formou-se em 1981, quando foi criado o Departamento de Enfermagem. O curso de Enfermagem tem, atualmente, 25 docentes, dez enfermeiros e dois professores colaboradores voluntários em grupos de pesquisa.

Hoje, o curso de Enfermagem da FCM da Unicamp oferece as modalidades bacharelado e licenciatura, além do curso de pós-graduação em Enfermagem em quatro linhas de pesquisa: “Processo de cuidar em saúde e enfermagem”, “Saúde e educação”, “Informação/comunicação em saúde e enfermagem” e “Gerenciamento dos serviços de saúde e enfermagem”.