No dia 11 de dezembro aconteceram as primeiras defesas de tese do mestrado profissional Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação do Centro de Estudos e Pesquisas e Reabilitação (Cepre) da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. A primeira apresentação foi da tese “Alimentação de lactentes egressos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: Ações da Fonoaudiologia” de Ediana Cristina Roquete Loures. A orientação foi da professora Maria Cecilia Marconi Pinheiro Lima. O segundo trabalho apresentado foi “Educação inclusiva: Possibilidades e desafios para uma Escola Pública Estadual de Campinas”, da aluna Daniela Eloise do Amaral Silveira Kobayashi. A orientação dói da professora Adriana Lia Friszman de Laplane, coordenadora do mestrado profissional. As defesas ocorreram no anfiteatro do Cepre.
O objetivo da tese “Alimentação de lactentes egressos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: Ações da Fonoaudiologia” foi descrever e analisar as ações de fonoaudiologia em um centro de referência em desenvolvimento infantil da Região Metropolitana de Campinas, no acompanhamento de bebês alimentados por mamadeira após deixarem a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. No trabalho foram reunidas, descritas e analisadas as informações coletadas por meio de revisão de prontuário sobre as ações de fonoaudiologia utilizadas na correção da técnica de alimentação por mamadeira. Foram estudadas as técnicas utilizadas pela mãe durante o aleitamento, os tipos de recipientes de mamadeira para oferecer leite ao bebê, o bico da mamadeira, a avaliação da fonoaudiologia e as condutas da fonoaudiologia no momento da consulta. “Ao longo da consulta, as ações do fonoaudiólogo ajudou na tomada de decisão sobre o uso da mamadeira, adequação do bico e correção do posicionamento corporal do bebê durante e após as mamadas”, disse Ediana.
A pesquisa “Educação inclusiva: Possibilidades e desafios para uma Escola Pública Estadual de Campinas”, de Daniela Eloise do Amaral Silveira Kobayashi, tem como objetivo estudar a implementação de uma proposta de capacitação de professores em serviço sobre o tema “inclusão”, no espaço do horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) em uma escola pública estadual de ensino fundamental, pertencente à Diretoria Regional de Ensino Campinas Oeste. Foi utilizada uma abordagem qualitativa e como instrumento o estudo de caso. “O estudo visa produzir conhecimento que permita sistematizar propostas de formação ou capacitação de professores em serviço, que poderão enfocar diferentes aspectos da problemática educacional”, disse Daniela.
No mês de fevereiro acontecem mais 12 defesas de tese do mestrado profissional Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação. O Boletim da FCM de dezembro traz um artigo sobre o curso na seção tema do mês.