O Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas da Unicamp, juntamente com o Instituto Altino Ventura, no Recife, e o Ipepo, sediado em São Paulo, recebeu o Prêmio Champalimaud de Visão, a maior premiação internacional de oftalmologia.
Essa foi a primeira vez que um país da América Latina foi contemplado e a premiação é de 1 milhão de euros divididos entre os três vencedores. A premiação foi entregue dia 04 em Lisboa, pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
O prêmio foi entregue ao chefe da Disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Carlos Arieta acompanhado das medicas oftalmologistas do HC Denise Fornazarri e Rosane Castro. O superintendente do HC Antonio Goncalves de Oliveira Filho acompanhou a cerimônia que aconteceu no Centro Champalimaud, em Lisboa. “Um momento histórico para o Hospital de Clínicas e para a medicina da Unicamp”, enfatizou Oliveira Filho.
“O Brasil ultrapassa a América Latina e, para nós portugueses, todos nós, tenhamos ou não um pouco da nossa alma familiar ligada ao Brasil, representa do melhor que no mundo projeta a língua portuguesa, o génio, o talento daquela realidade que nos une como plataforma a tantos continentes, a tantos oceanos, a tantas culturas, a tantas civilizações”, disse o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa em seu discurso.