Foi lançado em 20 de maio de 2015, em São Paulo, a segunda edição – ampliada e revisada – do Tratado de Audiologia. O livro foi organizado por Christiane Marques do Couto, coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e por membros da diretoria da Academia Brasileira de Audiologia (ABA).
A obra é constituída por 51 capítulos atualizados da primeira edição, além de 27 capítulos inéditos com resultados inovadores de pesquisas, escritos por renomados colaboradores, dentre eles a fonoaudióloga Maria Cecília Marconi Pinheiro de Lima e Maria Francisca Colella dos Santos, ambas professoras do curso de fonoaudiologia da FCM.
Elas são autoras, respectivamente, dos capítulos “Prevenção de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados em crianças e adolescentes” em co-autoria com a pós-doutoranda Keila Baraldi Knobel e “Processamento auditivo na escola e triagem auditiva neonatal em UTI”, em co-autoria com as pós-graduandas Gabriele Libano de Souza e Thais Diniz Hein.
“É uma obra completa que, certamente, será utilizada como referencia para a audiologia do Brasil”, explica Christiane Marques do Couto, co-autora dos capítulos Metrologia e padrões de medição em audiologia e Biossegurança em audiologia.
Tratado de Audiologia
Organizadores: Edilene Boéchat, Pedro de Lemos Menezes, Christiane Marques do Couto, Ana Claudia Figueiredo Frizzo, Renata Coelho Scharlach e Adriana Ribeiro Tavares Anastásio
Editora: Grupo Editorial Nacional e Editora Santos e Academia Brasileira de Audiologia