Peter Goodhand, diretor executivo da Global Alliance for Genomics and Health (GA4GH), esteve na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp no dia 3 de junho, proferindo a palestra "The Global Alliance for Genomics and Health: a model for international collaboration in genomic medicine".
A GA4GH é uma organização internacional que tem por objetivo fomentar projetos para o compartilhamento de dados genômicos e clínicos entre grupos do mundo todo para acelerar os conhecimentos na área da medicina genômica e aplicá-los em benefício aos pacientes.
Um dos grupos mais importantes dentro da GA4GH é o que lida com os aspectos éticos do armazenamento em banco de dados e do compartilhamento ético e responsável desses dados entre os grupos de pesquisa do mundo todo.
De acordo com a médica geneticista da FCM Íscia Lopes-Cendes, a Unicamp será a primeira Universidade da América Latina a fazer parte da GA4GH. “O processo de filiação começou no Departamento de Genética Médica da FCM e tramita agora na comissão de extensão da faculdade. Em seguida, segue para instâncias superiores da Universidade para assinatura, por trata-se de convênio internacional”, explicou a Íscia Lopes-Cendes.
Um dos projetos a ser desenvolvido em conjunto com a GA4GH e os três Cepids da Unicamp (Brainn, OCRC e CCES) será a criação de um banco de dados genômicos da população brasileira. “Esse banco será o primeiro desse tipo que disponibilizará os dados publicamente na América Latina”, revelou Íscia.