O Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizou na tarde de terça-feira (5) um workshop em iniciação científica em cirurgia para os alunos de medicina. O médico Lindemberg da Mota Silveira Filho deu as boas-vindas aos participantes e esclareceu que o objetivo do workshop é “fornecer aos alunos informações e canais que possam fazê-los realizar atividades de pesquisa”.
O diretor da FCM Ivan Felizardo Contrera Toro disse que a iniciativa do Departamento de Cirurgia é uma semente que pode ser espalhada para os outros departamentos da faculdade. Toro ressaltou que onde há composição entre ensino e pesquisa a formação do médico é melhor. “A FCM está sempre entre as melhores faculdades de Medicina do Brasil e uma de suas vocações é a inovação. E um dos passos é melhorar a iniciação científica”, reforçou.
O primeiro palestrante do workshop foi o médico Orlando Petrucci Júnior, coordenador do programa de pós-graduação em cirurgia da FCM. O tema da palestra foi “A importância da iniciação científica na formação do médico”. Segundo Petrucci, todo médico é um “perguntador” e iniciar-se em ciência é fazer as perguntas que faria ao paciente, só que de forma diferente. “A iniciação científica vai qualificar o médico, transformando-o de forma geral. E isso é bom”, disse Petrucci.
O médico Gustavo Pereira Fraga falou sobre a internacionalização da pesquisa em cirurgia e os alunos Fábio Coltro neto e Gabriela Gallas Prellwitz falaram sobre suas experiências em pesquisa na área de cirurgia. O workshop foi encerrado pelo chefe do Departamento de Cirurugia da FCM, Claudio Saddy Rodrigues Coy.