42º aniversário do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação, Prof. Dr. Gabriel Porto – CEPRE
Seminário: História e Identidade
As instituições são espaços em que se constituem identidades, espaços de permanência e mudança. A criação e a recriação desses espaços envolvem, sempre, a História. Por isso, a pesquisa sobre a História das instituições é fundamental para a sua sobrevivência. Reconhecer a importância da História é o primeiro passo para preservar os materiais que permitirão compor e investigar a memória, assim como pensar o futuro.
Data: 14 de maio de 2015
Local: Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas
Programação
9:00: Abertura
9:15: Palestra: Cultura material e imaterial; entre as coisas e as memórias.
Maria Cristina Menezes
Profa de História da Educação/FE/UNICAMP, Líder do CIVILIS: Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania, Moderadora da RIDPHE: Rede Iberoamericana de Investigação e Difusão do Patrimônio Histórico-Educativo. Coordena o Projeto: Preservação do Patrimônio Histórico-Educativo: Acervos Escolares de Campinas, que abriga os subprojetos: Preservação do Acervo Histórico da EE "Culto à Ciência" de Campinas; Patrimônio Histórico-Educativo: o arquivo e a biblioteca da Escola Normal de Campinas.
10:30: Café
11:00: Roda de conversa: Entre coisas e memórias da Área de Ensino e Pesquisa do CEPRE: caminhos e perspectivas.
Cecília Guarnieri Batista
Docente do CEPRE/Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação - DHR. Lider do Grupo de pesquisa Desenvolvimento, Linguagem e Práticas Educativas- CNPQ. Pesquisa assuntos relacionados à Psicologia do Desenvolvimento. Foi Coordenadora do CEPRE; Chefe do Departamento DHR durante a sua implantação e Responsável pela Área de Ensino e Pesquisa do CEPRE.
Maria de Fátima Campos Françozo
Docente do CEPRE/Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação - DHR. Pesquisa temas como: família, deficiência e surdez. Foi Coordenadora do CEPRE e Responsável pela Área de Ensino e Pesquisa, em diversas oportunidades, além de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação.
11: 30: Comentários finais e encerramento.