“O CONCEITO DE ‘SUJEITO’ EM PSICANÁLISE E SUAS INCIDÊNCIAS NA CLÍNICA MÉDICA E NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL ”
Prof. Dr. Mario Eduardo Costa Pereira
ARGUMENTO DO SEMINÁRIO
O conceito psicanalítico de “Sujeito” não designa uma substância constituindo a verdadeira natureza do “indivíduo”. Ao contrário, o sujeito decorrente da teoria freudiana define-se por sua divisão interna, e como função que se expressaria na forma do desejo inconsciente.
O sujeito freudiano, explicitado por Lacan, implica diretamente dimensões éticas fundamentais: o respeito à singularidade; a irredutibilidade do sujeito às categorias decorrentes do geral; a necessidade ética da pressuposição do sujeito no outro – a função sujeito só pode se instalar lá onde ela é pressuposta; a articulação do desejo inconsciente com a responsabilização subjetiva por ele.
O objetivo desse seminário é, assim, o de examinar as incidências epistêmicas e éticas do conceito de sujeito em psicanálise como estruturante da situação clínica em medicina e em psicanálise e como orientador da direção do tratamento dos dois campos.
Em particular, examinaremos a seguinte questão: quais as incidências nas práticas clínicas em medicina e em saúde mental quando a orientação ética desses campos se fundamenta no sujeito, tal como definido pela psicanálise?
DATAS: Sextas-Feiras : 20/03, 24/04, 22/05, 19/06, 03/07, 21/08, 18/09, 23/10, 20/11, 04/12
HORÁRIO: 8h30 – 10h
LOCAL: Faculdade de Ciências Médicas - FCM – UNICAMP – Sala 07
INSCRIÇÕES: Gratuitas (site)
Auxiliadora Secretária do LaPSuS UNICAMP - F.35218819