Férias tiveram gosto de ciência na FCM. CAF termina nessa sexta, 6

Durante as férias escolares de janeiro, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) recebeu estudantes do ensino médio de escolas públicas, de Campinas e região, para o Ciência & Arte das Férias (CAF), um programa desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp. Nessa sexta-feira (6) acontece o encerramento das atividades, com a apresentação de pôsteres e entrega de certificados aos participantes. A cerimônia será realizada no Centro de Convenções (CDC), a partir das 14h.

Ao todo, 185 estudantes, oriundos de 65 escolas, participaram de atividades na Unicamp proporcionadas pelo CAF. Dos 98 projetos inscritos na edição, a FCM foi responsável por 20, e recebeu cerca de 50 participantes. Em parceria com o Centro de Controle de Intoxicações (CCI), o Departamento de Patologia Clínica (DPC), por exemplo, recebeu 18 desses alunos, e proporcionou imersão laboratorial com visitas ao Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área de Ciências em Animais de Laboratório (CEMIB), palestras sobre biossegurança, vidraria, análises clínicas.

Para o biólogo, Higor Campos do Nascimento, técnico do Laboratório de Imunorregulação do DPC, não são apenas os estudantes do ensino médio que aprendem coisas novas durante o CAF. “Temos o desafio de estudar os conteúdos com antecedência, buscando formas para transmitir o conhecimento de maneira uniforme e inteligível. É complicado, mas também é divertido. São estudantes de diferentes escolas e em diferentes níveis. O importante é que eles se apropriem do conhecimento”, destacou.

As estudantes Vitória Veronez (16) e Pâmella Silva Pinheiro (17), respectivamente, do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) e ETEC Bento Quirino, participaram de projetos diferentes durante o CAF. A primeira estudou a Purificação de anticorpos anti-venenos através de cromatografia de afinidade, e a segunda, a Detecção de cocaína e metabólitos em unhas. Uma pretende seguir carreira no campo das ciências biológicas, e a outra, no campo das ciências contábeis.

Embora objetos e objetivos possam soar completamente diferentes, elas tiveram a FCM como denominador comum e concordaram que o CAF proporcionou algo a mais durante as férias. “Acho que o CAF ajudou bastante ao dar uma visão amplificada dos cursos que a universidade oferece”, disse Jéssica. “Deu para aprender várias coisas, da enfermagem à biomedicina. Além dos laboratórios, participar das oficinas e conhecer mais a Unicamp foi muito interessante”, afirmou Pâmella.

Coordenaram os projetos na FCM os professores e pesquisadores: Carlos Emilio Levy, Celia Regina Garlipp, Claudio Lucio Rossi, Fabio Bucaretchi, Fernando Cendes, Fernando Ferreira Costa, Heitor Moreno Junior, Ivani Rodrigues Silva, Laura Sterian Ward, Licio Augusto Velloso, Maria Elisabete Rodrigues F Gasparetto, Maria Heloisa De Souza Lima Blotta, Mario Jose Abdalla Saad, Nelci Fenalti Hoehr, Patricia Moriel, Paulo Cesar Pires Rosa, Priscila Gava Mazzola, Sandra Cecilia Botelho Costa, Silvia De Barros Mazon, Simone Appenzeller e Stephen Hyslop.