Avaliação

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Avaliação Interna Institucional

O curso de Medicina da Unicamp realiza continuamente uma avaliação interna institucional onde são abordadas questões relacionadas à estrutura curricular, metodologia de ensino das disciplinas, atuação do corpo docente, recursos tecnológicos, espaço físico, sistema de avaliação da aprendizagem e demais temas relacionados à manutenção da qualidade do curso médico. Estas avaliações são preenchidas pelos estudantes, professores e coordenadores das disciplinas e os resultados são disponibilizados para toda a comunidade interna em áreas de acesso restrito por senha institucional.

Relatório e feedback da avaliação 2018

Relatório e feedback de anos anteriores

 
 
Avaliação da aprendizagem

Durante o curso de Medicina são utilizados diversos instrumentos de avaliação da aprendizagem selecionados de acordo com as características das disciplinas e com os objetivos de aprendizagem de cada etapa do curso. Abaixo são apresentados os principais instrumentos, bem como sua aplicação. Além destas avaliações formais, os estudantes participam voluntariamente de avaliações externas ao sistema de cálculo da média nas disciplinas, como por exemplo, o Teste de Progresso e a Avaliação de Competências Clínicas do Internato Médico, que subsidiam ações de melhoria da qualidade do ensino. Os dados destas avaliações são mantidos pelo NAPEM, e um resumo dos mesmos é apresentado abaixo.

Desempenho dos alunos na Prova de Habilidades edição 2019

Desempenho comparativo de egressos e não-egressos na prova de residência

Instrumentos de avaliação da aprendizagem utilizados no curso

Teste de Progresso Interinstitucional

Avaliação de Competências Clínicas do Internato Médico

 
 
Política do uso de dados de avaliação em projetos de pesquisa

Os dados obtidos das avaliações institucionais e de avaliação de aprendizagem são usados pela equipe do NAPEM para subsidiar a CEG e a Diretoria em suas decisões sobre melhorias no curso de Medicina, e também em projetos de pesquisa sobre educação em saúde conforme atribuições previstas no artigo 2º de seu regimento.

Além disso, entendemos como uma de nossas missões institucionais fomentar que outros membros de nossa comunidade também desenvolvam projetos de pesquisa em educação médica na FCM-Unicamp. Neste contexto, os dados produzidos tanto durante a avaliação institucional quanto nas avaliações de aprendizagem (dados de desempenho dos alunos) são uma fonte muito rica para projetos de pesquisa, disponíveis para toda a comunidade da FCM. Assim, qualquer pesquisador com algum vínculo institucional com a FCM e com o título de doutor pode coordenar projetos de pesquisa utilizando estes dados, sendo necessário apenas a submissão destas propostas ao NAPEM e ao Comitê de Ética em Pesquisa de nossa instituição*, conforme orientações abaixo. Caso seja de interesse dos pesquisadores, o NAPEM se coloca à disposição para discussão sobre o desenho destes projetos.

* O NAPEM e a Coordenadoria do Curso de Medicina dispõem de uma autorização do Comitê de Ética em Pesquisa que prevê o uso dos dados de avaliação institucional e de desempenho dos estudantes de graduação em projetos de pesquisa com dispensa da análise pelo sistema CEP/CONEP (Of CEP/PRP/no 081/2018 de 19 de março de 2018). No entanto, o desenvolvimento de novos projetos requer a inclusão dos proponentes no escopo desta autorização, ou a submissão de proposta independente ao NAPEM e ao Comitê de Ética.

 
 
Dia de avaliação

Uma vez por semestre a Unicamp dedica um dia de atividades para avaliação dos cursos de graduação. Na FCM estas atividades são organizadas de forma alternada por alunos e pelo NAPEM, a partir de um entendimento entre representantes de alunos e docentes. As atividades tentam mesclar atividades formativas e discussões ativas, e os resultados finais são compartilhados com a Diretoria, CEG, NAPEM, além de membros da comunidade envolvidos com os itens abordados. O acesso a estes relatórios será fornecido a alunos e docentes mediante senha institucional.