Fique de Olho!

GRADE CURRICULAR

Serão 16 horas semanais incluindo aulas teóricas e atividades práticas em um período de 24 meses.

DISCIPLINAS:

FUNDAMENTOS E DESENVOLVIMENTOS DAS PSICOTERAPIAS DE BASE COMPORTAMENTAIS E TERAPIAS AFINS I & II:

Ministradas por Luiz Fernando Pegoraro e Camila Canguçu. 

Terças-feiras, das 09:00 às 11:00 horas.

As duas disciplinas contemplarão:

Aspectos teóricos e conceituais sobre  as bases do Behaviorismo, Condicionamento Clássico e Reflexos Inatos, Reforçamento Positivo e Negativo, Esquemas de Reforçamento, Reforçamento Condicionado, Reforçamento Intermitente, Controle Aversivo, Punição Positiva e Negativa, Discriminação e Generalização, Modelagem, Comportamento Verbal, Mando/ Tato/ Intraverbal/ Imitação/ Ecoico, Avaliação Comportamental e Planejamento de Intervenções, Análise Funcional, VB-MAPP (Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program).

 

PSICOPATOLOGIA GERAL I & II:

Ministradas por Paulo Dalgalarrondo, Eloísa Helena R. Valler Celeri e Amilton dos Santos Júnior.

Segundas-feiras, das 17:30 as 19:30 horas.

As duas disciplinas contemplarão:

Introdução à psicopatologia geral, conceitos básicos de psicopatologia, entrevista, anamnese e funções psíquicas normais e alteradas, consciência, atenção, orientação, memória, sensação e percepção, pensamento, linguagem, inteligência, cognição social, funções executivas, afetividade, volição, psicomotricidade. Avaliação do comportamento não-verbal, corporalidade e psicopatologia, grandes síndromes psicopatológicas. Avaliação do desenvolvimento ontogenético biopsicossocial da criança e do adolescente.

 

BASES E DESENVOLVIMENTOS DE ASPECTOS TÉCNICOS DAS PSICOTERAPIAS DE BASE COMPORTAMENTAIS I & II:

Ministradas por Luiz Fernando Pegoraro, Camila Canguçu, Glauce Carolina Vieira dos Santos, César Augusto Curvello de Mendonça.

Quintas-feiras das 8:30 às 10:30 horas

As duas disciplinas contemplarão:

Aspectos teóricos e técnicos sobre as bases das terapias baseadas no behaviorismo. Como realizar a avaliação comportamental e planejamento de intervenções. Como identificar e implementar o condicionamento em condições clínicas concretas, reforçamento positivo e negativo, como identificar e implementar esquemas de reforçamento, reforçamento condicionado, como lidar com as dificuldades relacionadas ao reforçamento intermitente. Como trabalhar com o controle aversivo, discriminação e generalização, modelagem. Como lidar na prática clínica com comportamento verbal, mando, tato, comportamento intraverbal, imitação, ecoico. Identificar e utilizar as contribuições da Análise Funcional.

 

PRÁTICAS EM PSICOTERAPIAS DE BASE COMPORTAMENTAIS E AFINS I & II:

Ministradas por Luiz Fernando Pegoraro, Camila Canguçu, Glauce Carolina Vieira dos Santos, César Augusto Curvello de Mendonça.

Quintas-feiras das 10:30 às 12:00 horas

 

Estas duas disciplinas serão práticas e contemplam o atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos que necessitam de terapias de base comportamental, Estudos de caso, Apresentação de casos, Supervisão. Tratam—se,  portanto, de disciplinas práticas e experienciais que oferecem às alunas e aos alunos uma prática clínica direta e pessoal do processo das psicoterapias de base comportamentais e terapias afins. Serão realizadas sessões de atendimentos individuais e de grupo. Haverá supervisão às atividades práticas, aos atendimentos. As supervisões serão realizadas em grupo. Serão abordados nas supervisões aspectos gerais e necessários a todos os tipos de intervenções terapêuticas em mental, como os problemas surgidos na relação profissional-paciente, as bases éticas das intervenções em saúde, acolhimento, apoio, setting terapêutico, contrato terapêutico, projeto terapêutico e avaliações de resultados.

 

Disciplina

Horas semanais

Créditos por ano

Horas por ano

Fundamentos e desenvolvimentos das Psicoterapias de Base Comportamentais e terapias afins I

2

4

60 horas

Fundamentos e desenvolvimentos das Psicoterapias de Base Comportamentais e terapias afins II

2

4

60 horas

Psicopatologia Geral I

2

4

60 horas

Psicopatologia Geral II

2

4

60 horas

Bases e desenvolvimentos de aspectos técnicos das Psicoterapias de Base Comportamentais I

2

4

60 horas

Bases e desenvolvimentos de aspectos técnicos das Psicoterapias de Base Comportamentais II

2

4

60 horas

Práticas em Psicoterapias de Base Comportamentais e afins I

10

20

300 horas

Práticas em Psicoterapias de Base Comportamentais e afins II

10

20

300 horas

Monografia em Psicoterapias de Base Comportamentais e terapias afins

2

4

60 horas

Total no 1º ano:

16

32

480 horas

Total no 2º ano:

18

36

540 horas

Total do Curso (02 anos)

68

1020 horas