Tricampeã! Aluna da FCM recebe prêmio de melhor trabalho em conferência sobre melanoma cutâneo
Com a pesquisa “Variants in STAT3 Gene in Cutaneous Melanoma Susceptibility and Functional Analysis”, a aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Gabriela Vilas Boas Gomez, recebeu o Prêmio de Melhor Trabalho da 13ª Conferência Brasileira Sobre Melanoma, realizada no início do mês, em Florianópolis. É a terceira vez que a pesquisadora conquista a honraria máxima, no evento.
“A Gabriela é tricampeã na Conferência. Em 2015, ela ficou em primeiro lugar com a pesquisa Polimorfismos Gênicos no Prognóstico de Pacientes com Melanoma Cutâneo. Em 2017, ela conquistou a mesma colocação com o estudo denominado, Polimorfismos no Gene PDCD1 na Suscetibilidade e Prognóstico de Pacientes com Melanoma Cutâneo”, conta a orientadora da estudante, Carmen Silvia Passos Lima.
O estudo realizado por Gabriela, em 2019, teve também como coautores os pesquisadores Lummy Maria Oliveira Monteiro, Rafael Silva Rocha e Gustavo Jacob Lourenço e foi realizado no âmbito do Laboratório de Genética do Câncer (LAGECA) da FCM. Ao todo, foram avaliados 248 pacientes com melanoma cutâneo consecutivos, atendidos nos ambulatórios de Oncologia Clínica e de Dermatologia do Hospital de Clínicas da Unicamp, entre janeiro de 2001 e maio de 2018.
“Pela primeira vez, conseguimos mostrar que variantes no gene STAT3 alteram a expressão gênica e o risco de ocorrência de melanoma cutâneo em pessoas saudáveis. O resultado dos nossos estudos podem contribuir na identificação de pessoas com maior risco de desenvolver a doença, necessitando de atenção especial quanto à prevenção e diagnóstico precoce”, afirma Gabriela.
Leia também:
Pesquisa genética sobre melanoma cutâneo ganha prêmio