Médico da FCM assume presidência da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

O médico Agricio Nubiato Crespo, professor livre docente e chefe da Disciplina de Otorrinolaringologia e Cabeça e Pescoço da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp assume, no dia 18 de janeiro, às 19h30, em São Paulo, a presidência da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), para o biênio 2013-2015.

De acordo com Agricio, os desafios da ABORL-CCF para os próximos anos são: dar um salto de qualidade nos projetos educativos e editoriais; fortalecer ainda mais a instituição; promover a comunicação com associados, clientes, mídias e população em geral; definir de práticas objetivas centradas na remuneração mais justa e buscar a internacionalização da entidade.

Agrício diz ainda que a associação dará atenção especial a quatro temas fundamentais para a saúde pública: o impacto da deficiência auditiva no aprendizado, os distúrbios do sono e seus reflexos na qualidade de vida, os distúrbios do equilíbrio e sua relação com as quedas na terceira idade, e problemas vocais que afastam grande parte dos profissionais de seu ambiente de trabalho. O otorrinolaringologista está habilitado para tratar estes problemas e também otites, rinites, inflamações na garganta,  rinossinusites, ronco, apneia do sono, surdez, labirintite e o câncer de laringe.

“Buscaremos estabelecer maior contato com a sociedade em geral por meio de ações educativas e campanhas de esclarecimento para a população. Nosso foco é informar a sociedade sobre os sinais que indicam a presença de doenças malignas como o câncer de laringe e de cabeça e pescoço. É de grande importância divulgar a extensão do médico otorrinolaringologista como principal especialista habilitado para diagnosticar e tratar de afecções nessas áreas, disse Agrício.

A ABORL-CCF fundada em 21 de novembro de 1978 é uma sociedade civil de caráter científico, sem fins lucrativos, legítima representante da classe profissional dos médicos otorrinolaringologistas, que se propõe a promover o desenvolvimento da especialidade e o intercâmbio científico, técnico, cultural e social entre os seus profissionais. É vinculada à Associação Médica Brasileira (AMB). Nosso país destaca-se no cenário internacional por meio da ativa participação dos otorrinos brasileiros em grandes eventos mundiais, como o Congresso da Academia Americana de Otorinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (American Academy of Otolaryngology-Head and Neck Surgery) e os principais congressos europeus.

Agricio Nubiato Crespo é graduado em Medicina pela Unicamp, onde fez residência médica em Otorrinolaringologia. Fez mestrado e doutorado em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço na Unifesp. Possui especialização no M.D. Anderson Hospital and Cancer Center Institute, da Universidade do Texas, e tem mais de 100 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. É editor associado e membro do corpo editorial de quatro revistas científicas e membro da Comissão de Normatização de Titulação de Especialistas da Associação Médica Brasileira (AMB). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Otorrinolaringologia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço atuando, principalmente, nos seguintes temas: laringe, cordas vocais, voz, disfonias, apneia, ronco, neoplasias, cirurgia endoscópica, câncer de laringe, doenças rinossinusais.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp

Foto: Divulgação ABORL-CCF