Terminou ontem (8) a 2ª Semana de Pesquisa da FCM. Durante os quatro dias do evento, 240 trabalhos divididos entre apresentações orais e pôsteres foram apresentados no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e no Espaço das Artes. A Comissão Organizadora da 2ª Semana de Pesquisa premiou cinco trabalhos e concedeu menção honrosa a outros três. “Todos os trabalhos contaram com a participação de alunos de iniciação científica ou pós-graduação e residentes. O alto nível dos trabalhos apresentados refletiu a maturidade científica da FCM”, disse a coordenadora da Câmara de Pesquisa, Sara Teresinha Olalla Saad.
As pesquisas premiadas foram:
“A redução do estresse oxidativo com tempol melhora a albuminúria e o acúmulo experimental de diabetes e hipertensão arterial”, de Elisa Bouçada M. Peixoto, Bruno Seva Pessoa, Subrata Kumar Biswas e “Benefícios do uso de chá verde (Camellia sinensis) na nefropatia diabética de ratos SHR: papel na redução do estresse oxidativo via NADP (H) oxidase”, de Pérola Del Bianco Ribaldo; Denise Silva Souza e Lopes de Faria, ambos orientados pelo professor José Butori Lopes de Faria, do Departamento de Clínica Médica da FCM; “Interleucina 10: papel determinante na progressão da esteato-hepatite e do diabetes tipo 2 induzido por dieta”, de Dennys Esper Cintra, José Rodrigo Pauli, Juliana Contin Moraes, Marciane Milanski, Eliana Araújo e Joseane Morari, orientados pelos professores Mario José Abdalla Saad e Lício Augusto Velloso, também do Departamento de Clínica Médica; “Development of na RNAi - based treatment against schistosomiasis”, de Tiago Campos Pereira, Vinicius D’Avila Pascoal, Rafael Breglio Marchesini, Ivan de Godoy Maia, Luiz Augusto Magalhães e Eliana Maria Zanotti-Magalhães, orientados pela professora Iscia Teresinha Lopes-Cendes, do Departamento de Genética Médica e “A via de sinalização AMPK/mTOR neuronal controlada a perda de peso induzida pela dieta hiperproteica”, de Eduardo Rochete Ropelle, José R. Pauli, Maria Fernanda A. Fernandes, Silvana A. Rocco, Rodrigo M. Marin, Joseane Morari e Marília M. Dias, orientados pelos professores José A.Gontijo, Maria Cristina G. Marcondes, Kleber G. Franchini, Lício A.Velloso, Mário J. Saad e José B. Carvalheira, do Departamento de Clínica Médica.
A menção honrosa foi para os trabalhos “Violência doméstica na gravidez”, de Celene Aparecida Ferrari Audi, orientada pelas professoras Ana Maria Segall Correa e Silvia Maria Santiago, do Departamento de Medicina Preventiva e Social; “Hiperexpressão de genes na ativação de vias sinalizadoras possivelmente envolvidas com a origem e a progressão do adenocarcinoma do cólon” de Hélvia Nascimento, Manoela Marques Ortega, Anderson F. Cunha, Dulcineia M. Albuquerque e Claudio S. R. Coy, orientados por Irene Lorand-Metze, Fernando Ferreira Costa, Carmen Silvia P. Lima, do Departamento de Clínica Médica e “Fatores associados à prática de atividade física global e de lazer em idosos – Inquérito de Saúde de São Paulo (ISA-SP)”, de Maria Paula do Amaral Zeitune, orientada pela professora Marilisa Berti de Azevedo Barros, do Departamento de Medicina Preventiva e Social. A 2ª Semana de Pesquisa é organizada pela Câmara de Pesquisa e faz parte das comemorações dos 45 anos da FCM.