Ginecologia

Diretora da Divisão: Profa. Dra. Lúcia Helena Simões da Costa Paiva
 

A área de Ginecologia do CAISM atende mulheres com problemas ou condições ginecológicas que exigem atendimento especializado, inclusive a medicina reprodutiva. A alta complexidade de atenção médica do seu quadro profissional (médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos) consolida a excepcional qualidade desenvolvida na instituição que multiplica, ano a ano, os padrões de resolutividade do hospital na qualificação da assistência e pesquisa.

Pacientes internadas são submetidas a procedimentos cirúrgicos com tecnologia moderna (60% das cirurgias são realizadas por video-endoscopia), compreendendo 2.500 procedimentos por ano.

Nos ambulatórios, que contam com mais de 10 sub-especialidades, e são referência para todos os casos complexos da cidade de Campinas e região, atendendo inclusive de outros estados, são oferecidos os seguintes serviços:

Especialidade Dias Período
Atendimento à mulher vítima de violência sexual 5as Tarde
Cirurgia ginecológica 2as, 3as, 4as e 6as Manhã
Endocrinologia ginecológica 2as e 6as Manhã
4as Tarde
Endometriose 6as Manhã
Esterilidade conjugal 3as, 5as e 6as Tarde
Ginecologia de adolescentes 2as Tarde
Infecções Genitais 3as e 6as Tarde
Menopausa 3as e 4as Manhã
Planejamento Familiar 2as, 3as, 4as e 6as Manhã
Sexologia 3as e 5as Manhã
Uroginecologia 4as Tarde
  •  

No Ambulatório de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Sexual, criado em 2003, mais de 300 pacientes já receberam pronto atendimento para uma circunstância de extrema fragilidade da vítima. Aqui é mantida uma equipe multidisciplinar que atua 24 horas oferecendo orientação e tratamento para mulheres afetadas por essa ocorrência. Todas as condutas na questão do atendimento às mulheres vítimas de violência sexual foram padronizadas pelo CAISM que se tornou referência de encaminhamento para toda a região de Campinas. Desde então, o grupo tem realizado inúmeros treinamentos a profissionais de várias partes do país, com a participação do Serviço de Educação em Saúde/CAISM e do CEMICAMP.

No Ambulatório de Cirurgia Ginecológica são prestados atendimentos a pacientes com indicação de terapêutica cirúrgica como por exemplo – prolapsos genitais, miomas uterinos, incontinência urinária, cistos ovarianos, cirurgias de correção da esterilidade feminina. A equipe também avalia e indica procedimentos, inclusive pós-operatório. Passam pelo ambulatório cerca de 300 pessoas mês. Nessa área completam os atendimentos os procedimentos endoscópicos como as laparoscopias e principalmente as histeroscopias diagnosticas e cirúrgicas.

No Ambulatório de Endocrinologia Ginecológica médicos ginecologistas e endocrinologistas dão orientação para mulheres com distúrbios hormonais que afetam órgãos reprodutivos ou caracteres sexuais como distúrbio do desenvolvimento sexual, distúrbio do ciclo menstrual e ovulação, síndrome dos ovários policísticos, hiperprolactínemia, hemorragia uterina disfuncional, amenorréia, menopausa prococe, malformação genitais femininas, síndrome de Turner, síndrome de Morris, alterações da pilificação, disfunções da tireóide com repercussão sobre o ciclo reprodutivo e outras doenças. Hoje estima-se que cerca de 5% da população feminina do País apresente distúrbios relacionados a fatores hormonais.

No Ambulatório de Endometriose cerca de 20 mulheres portadoras de endometriose são encaminhadas todos os meses para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento clínico. A Endometriose afeta mulheres em idade reprodutiva e atinge até 10 % destas.

No Ambulatório de Esterilidade Conjugal a ciência da vida ganha força ano a ano. São em média 20.000 consultas anuais com orientação e tratamento de casais estéreis, incluindo procedimentos especializados ambulatoriais, como inseminações ou biópsias de endométrio. Atende homens e mulheres desde 1975. Nas mulheres a maior demanda é para o tratamento de estímulo da ovulação.

No Ambulatório de Ginecologia de Adolescentes são atendidas em média 30 pacientes femininas/mês menores que 16 anos com problemas ginecológicos e do desenvolvimento dos órgãos genitais. Instalado em 1990 os médicos dessa área atendem principalmente casos de alterações dos ciclos menstruais e do desenvolvimento sexual secundário. Nos últimos anos a taxa de adolescentes pelo ambulatório tem crescido em média 10 %, seguindo uma tendência nacional. Campinas é a cidade que historicamente tem o maior número de usuárias do serviço ( 60 %).

No Ambulatório de Infecções Genitais Femininas - são atendidas mulheres portadoras de infecções do trato genital, com especial ênfase às doenças sexualmente transmissíveis (DST/ AIDS). A média de idade dessas pacientes é de 25 anos. O ambulatório tem um papel importante na disseminação de ações educativas, além de pesquisas.. O trabalho do CAISM foi reconhecido inclusive pelo Ministério da Saúde e adotado como protocolo para todo o Brasil.

No Ambulatório de Menopausa especialistas acompanham mulheres na menopausa (acima de 50 anos), atuando na investigação, diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados à menopausa, através de diversos exames clínicos e laboratoriais. Também são avaliadas nas pacientes o grau de osteoporose, bem como o desenvolvimento de pesquisas na área do climatério .

No Ambulatório de Planejamento Familiar médicos, enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais prestam esclarecimentos e orientações sobre a aplicação de métodos e técnicas para casais com necessidade de contracepção. Funcionando desde 1970 já atendeu dezenas de milhares de pessoas da Região.

No Ambulatório de Sexologia são atendidos pacientes com encaminhamentos para avaliação e tratamento de disfunção sexual como por exemplo vaginismo e anorgasmia. Os casos dessa área são direcionados para um acompanhamento conjunto com os ambulatórios de Ginecologia, Endocrinologia e Urologia. .

No Ambulatório de Uroginecologia são atendidos pacientes com patologias do trato urinário inferior. Desde 1995 o ambulatório vem desenvolvendo um trabalho em conjunto entre o Departamento de Tocoginecologia e a Urologia da FCM o que credenciou os serviços como referência no cenário nacional. Aparelhos de urodinâmica garantem exames precisos que auxiliam na implantação de novas técnicas cirúrgicas como os “slings” sintéticos para correção das incontinências urinárias de esforço.

 

Contato:

Divisão de Ginecologia/CAISM/UNICAMP
Rua Alexander Fleming 101
Campinas, CEP 13083-881

Fone/FAX contato: 35219306
Email: gineco@caism.unicamp.br 

Secretaria:  Márcia Fatobeni