campanha

topo

 

Departamento de Neurologia

Cursos de Extensão e Treinamentos para 2024, saiba mais...

 

57 anos de história do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

A criação do Departamento de Neurologia ocorreu em 1966 com o Concurso de Títulos, resultando como chefia, o Prof. Dr. Oswaldo de Freitas Julião, que propôs em sua aula inaugural o tema “Etiologia das Doenças Neurológicas”. O Prof. Julião vinha da Faculdade de Medicina da USP no exercício do cargo de Professor de Neurologia e, concomitante, nas atividades didáticas junto à Faculdade de Medicina de Sorocaba.

Considerado um exímio semiologista, destacou-se também no setor de neuropatias periféricas, particularmente na descrição inicial da Neuroamiloidose, embora sem explicitar esta denominação. Por se tratar de um didata, Prof. Julião dirigiria o recém-formado Departamento, nos moldes da escola neurológica europeia.

Desde a criação do Departamento de Neurologia até o ano de 1973, Prof. Julião contou com a colaboração transitória dos seguintes profissionais: Roque José Balbo, Antonio Xavier de Lima Neto, Lineu Corrêa Fonseca, Paulo Bearzoti, Antonio Roberto M. da Silva e Rubens L. Ribeiro Machado. Neste período foram contratados os Professores Nubor Orlando Facure (1967) e José Jorge Facure (1969 – in memoriam).

Em meados de 1973, após o falecimento do Prof. Julião, passou a coordenar o Departamento de Neurologia, o Prof. Dr. Nubor Orlando Facure imprimindo uma orientação voltada primordialmente para a Neurocirurgia, iniciando a residência de Neurocirurgia, cujo primeiro ocupante foi o Dr. Joaquim N. Cruz Neto. Com a chegada de Alberto Pellegrini Filho e Dagoberto Callegaro seguiu-se o desenvolvimento da Neurologia Clínica como núcleo disciplinar, sendo criado, em 1974, a residência de Neurologia Clínica, inicialmente ocupada por Anamarli Nucci e Pedro Lupércio Gonçalves.

Após a defesa de sua tese de doutorado, Alberto Pellegrini Filho licenciou-se, ocupando cargos relacionados à saúde pública. Dagoberto Callegaro retornou à Faculdade de Medicina da USP, estabelecendo-se como atuante docente.

A constituição da disciplina de Neurologia Clínica, como a encontramos hoje, iniciou-se com a contratação de Anamarli Nucci (1976), Carlos Alberto Mantovani Guerreiro (1978), Jayme Antunes Maciel Jr. (1979), Elizabeth Maria Aparecida Barasnevicius Quagliato (1980), Benito Pereira Damasceno (1986), Diosely de Castro Silveira (1988), Fernando Cendes (1998), Li Min (2002), Marcondes Cavalcante França Jr. (2011), Tânia Aparecida Marchiori Oliveira Cardoso (2011), Márcio Luiz Figueredo Balthazar (2015) e Clarissa Lin Yasuda (2015), Alberto Rolim Muro Martinez (2023) e Laura Silveira Moriyama (2023).

A Profª. Vanda Maria Gimenes Gonçalves (1977 - in memoriam) encarregou-se da Disciplina de Neurologia Infantil. A criação da residência em Neurologia Infantil em 1978, como primeira nessa especialidade a ser reconhecida nacionalmente pelo MEC (1980), foi marco fundamental para a Disciplina, formando futuros docentes: Ana Maria Sedrez Gonzaga Piovesana (1984 – in memoriam) e Marilisa Mantovani Guerreiro (1986). Em 1988, a Disciplina de Neurologia Infantil foi favorecida com a colaboração e experiência acadêmica da Profª. Drª. Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro, egressa da Faculdade de Medicina da USP-Ribeirão Preto, exponenciando-se em âmbito nacional. Na sequência seguiram Maria Augusta Santos Montenegro (2004), Silvyo David Araújo Giffoni (2007 - breve período) e Ana Carolina Coan (2015).

Doravante com a contratação dos professores Antonio Guilherme Borges Neto (1982), Antonio Augusto Roth-Vargas (1985), Elson de Araújo Montagno (1985), Donizeti Cesar Honorato (1986), José Nazareno Pearce de Oliveira Brito (1987), Edmur Franco Carelli (1997), Evandro Pinto da Luz Oliveira (2004 – in memoriam), Helder Tedeschi (2004), Enrico Ghizoni (2017) e Andrei Fernandes Joaquim (2018), consolidou-se a disciplina de Neurocirurgia.

No apoio às atividades de assistência do Departamento ressalta-se a presença de Alberto Luiz Cunha da Costa, Alfredo Damasceno, Américo Marconi Cabral de Lira, Anna Elisa Scotoni, Beatriz Helena Miranda Pfeilsticker, Fabrício Buchdid Cardoso, Feres Eduardo Chaddad Neto (2011-2013), Felipe Franco da Graça (2022), Hélvio Leite Alves (1995-2005), Karine Couto Sarmento Teixeira, Katia Maria Ribeiro Silva Schmutzler, Luiza Gonzaga Piovesana, Marcelo Gomes Cordeiro Valadares, Márcia Elisabete Morita (2013-2019), Marcos Juliano dos Santos, Marcus Vinicius Giglio, Paula Christina de Azevedo, Ricardo Ramina (1998-2005), Solange Garcia Garibaldi (1989-2019), Venâncio Pereira Dantas Filho, Wagner Mauad Avelar, e Yvens Barbosa Fernandes (1998-2010).

O Setor de Psicologia do Departamento de Neurologia iniciado com a Profª. Elisabete Abib Pedroso de Souza (1978), complementou-se com a chegada de Sylvia Maria Ciasca (1981).

Pelo exposto, o Departamento de Neurologia em seu atendimento multidisciplinar começou a desenhar-se. Assim, a partir de 1986 passou a contar com Edwiges Maria Morato (Fonoaudióloga), Telma Dagmar Oberg (Fisioterapeuta) e Sílvia Saraiva Pereira Lima (Fonoaudióloga) em 1987, Ida Maria Piovesan Dal Pozzo (Fonoaudióloga, 1993-1994), Marcos Antonio Barg (Psicólogo) em 1989, e Sonia das Dores Rodrigues (Pedagoga, 2008-2019).

Desse modo, com a mudança da FCM e do HC para o campus, o crescimento do corpo clínico e das áreas de atuação destacam-se pelo desenvolvimento qualitativo e significante. Inúmeras inovações foram incorporadas na prática clínica, visto não existirem nos primórdios de seu desenvolvimento.

Com três disciplinas consolidadas, o Departamento de Neurologia tem recebido, reiteradamente, boa qualificação por parte de seus alunos. A Residência Médica, os Programas de Treinamentos em Serviço oferecidos têm qualificado profissionais de excelente nível, atuando no serviço público e privado. Destacamos também os Cursos de Aprimoramento Profissional e os Cursos de Especialização que contribuíram neste mercado também. A Pós-Graduação em Ciências Médicas (área de concentração em Neurologia), tem contribuído para a qualificação de profissionais, em harmonia com metas de difusão, reprodução e geração de conhecimentos, decisivas para o resgate da cidadania nacional e respectivo posicionamento global do país.

Igualmente, o Departamento participa da internacionalização da Universidade contribuindo com a formação de recursos humanos vindos de Angola, Argentina, Colômbia, Honduras, México, Peru e Uruguai.

Os atuais laboratórios – Eletroencefalografia, Eletroneuromiografia, Epilepsia, Neuroimagem, Potencial Evocado, Distúrbios de Aprendizagem e Déficit de Atenção – desenvolvem pesquisas integradas à assistência de qualidade.

Os índices de produtividade acadêmica do Departamento de Neurologia apresentam-se crescentes ao longo das cinco décadas, no esforço individual e coletivo de seus vários membros. Atualmente, o Departamento de Neurologia é referência nacional e internacional em vários aspectos da Neurologia.

A contribuição administrativa com Emilton Barbosa Oliveira, Diva Furlan, Ana Adelia Monteiro Fagundes, Solange Adriana Bonin Pereira, Márcio Rogério Ferreira Lima e Cecília Yukie Hirata Godoy, destaca-se no apoio às atividades do Departamento.

Ao longo desses 55 anos, docentes, médicos, residentes, alunos e funcionários se dedicaram e deixaram sua contribuição. Uns chegaram e ficaram, outros partiram após breve estada, alguns dedicaram muito de suas vidas para o Departamento e, por isso, todos deixaram suas marcas e ajudaram a contar essa honrosa história.

Acreditamos ser, o grande desafio que cumpre-nos assumir, o compromisso de compatibilizar a assistência, a docência e a pesquisa, considerando os importantes e crescentes avanços científicos e tecnológicos das Neurociências.