O know-how da Universidade de Massachusetts na avaliação da carreira docente
Convidada do IV Seminário Internacional sobre Carreira Docente nas Profissões da Saúde, realizado na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a vice-reitora para Assuntos Institucionais da Universidade de Massachusetts (UMass), Luanne Thorndyke, compartilhou a expertise da instituição norte-americana na avaliação do corpo docente para a promoção e desempenho.
“Um dos componentes fundamentais para progressão na carreira, em nossa universidade, é a contribuição do professor nas atividades de ensino”, destacou Luanne sobre as políticas de pessoal acadêmico da UMass, descritas em documento online que visa facilitar o entendimento do corpo docente em relação à maneira pela qual os seus membros são avaliados.
“Na UMass, o processo de promoção docente tem como base, o princípio de revisão por pares em múltiplos níveis”, explica a pesquisadora norte-americana sobre as regras de promoção e avaliação docente em sua universidade.
Segundo explicou e vice-reitora, a política de pessoal acadêmico da UMass traz o entendimento e o compromisso da academia em relação aos seus ranks e critérios de promoção e avaliação, descreve os procedimentos para a revisão e julgamento dos pedidos de progressão. Dentre os documentos básicos exigidos ao pesquisador para a solicitação da progressão estão: o currículo vitae, as avaliações de ensino, cartas de avaliação e declaração pessoal do pesquisador em que este resume as suas atividades.
Uma das contribuições de seu grupo de pesquisa, na UMass, no que se refere à avaliação da carreira docente, de acordo com Luanne, foi o de aprofundar e expandir o entendimento em relação aos domínios da atuação acadêmica para além da visão tradicional, a partir de critérios como avanço, disseminação e impacto do trabalho realizado. “Esse tipo de entendimento permitiu que uma gama de atividades pudesse ser considerada e reconhecida no contexto de avaliação de desempenho”, disse a especialista.