Livro sobre medicina esportiva organizado por profissionais da Unicamp reúne especialista de 20 países
O livro The Sports Medicine Physician pretende ser a mais atual e abrangente publicação sobre medicina esportiva, condicionamento físico, lesões do esporte, reabilitação, nutrição e hidratação, biomecânica, equipamentos esportivos e práticas esportivas em diferentes idades. O livro tem 250 ilustrações, 682 páginas e reúne especialistas na área de medicina do esporte, ortopedistas e médicos de diversas especialistas de mais de 20 países.
A publicação tem como editor principal Sérgio Rocha Piedade, médico e coordenador da área de exercício e medicina esportiva da Faculdade de Ciências Médicas e presidente do Comitê de Medicina Esportiva da International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (Isakos). O lançamento do livro está previsto para maio desse ano, durante o Congresso da Isakos, em Cancun, México. A publicação conta com o selo da editora Springer e já está à venda no site da editora nos formatos e-book ou impresso.
De acordo com Piedade, o livro fornece informações sobre toda a gama de lesões esportivas e condições que podem ser encontradas pelo médico de medicina esportiva, bem como muitos outros tópicos relacionados à atividade esportiva. É o resultado de uma estreita colaboração entre os membros de vários comitês da ISAKOS, médicos clínicos e cientistas de todo o mundo que são especialistas reconhecidos em medicina esportiva e ortopedia.
“No esporte, nós aprendemos a importância do trabalho em equipe. Liderar esse projeto permitiu envolver médicos e professores da FCM e da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e, também, desenvolver capítulos com outros pesquisadores brasileiros e de outros países. Estamos satisfeitos por compartilhar nossas experiências clínica, cirúrgica e acadêmica na área de medicina do esporte com o público em geral”, ressaltou Piedade.
Os outros editores do livro são Andreas B. Imhoff, professor de cirurgia ortopédica e diretor do Departamento de Medicina Esportiva Ortopédica da Universidade Técnica de Munique; Moises Cohen, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Isakos de 2011 a 2013; Mark Clatworthy, cirurgião ortopédico de joelho em Auckland, Nova Zelândia e atual presidente do Comitê de Preservação e Esportes de Joelho da Isakos e João Espregueira-Mendes, professor de ortopedia traumatologia e presidente do Departamento de Ortopedia da Universidade do Minho, Portugal.