Saúde (Roda Viva) Coletiva: Não vamos ficar gerindo a extinção!
Entrar no espaço do participante/Enter participant space
Esqueceu sua senha?/Forgot your password?

arrow_back Saúde (Roda Viva) Coletiva: Não vamos ficar gerindo a extinção!

Salão Nobre - FCM/Unicamp
sauderodaviva@gmail.com

 

O ciclo de rodas de conversa Saúde (Roda Viva) Coletiva: Não vamos ficar gerindo a extinção! visa a provocar diálogos interdisciplinares das áreas que constituem a Saúde Coletiva em torno de temas contemporâneos e vitais para a reflexão no campo da saúde. Em um contexto em que não estamos lidando com uma crise, com algo que vai passar, mas com um movimento em rota acelerada para a extinção, a Saúde Coletiva precisa rever ou atualizar suas perguntas e suas responsabilidades, no sentido que Donna Haraway dá à palavra: tornar-se capaz de responder, ter response-abilities. O ciclo de rodas de conversa proposto é um convite para nos engajarmos seriamente nesse movimento de renovação e responsabilização.

O ciclo compreende cinco rodas de conversa.  Cada roda será composta por ume convidade especial e por docentes e estudantes de diferentes áreas do Departamento de Saúde da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/Unicamp).

As rodas são as seguintes:

1. A guerra do cartel big farm-big fuel-big pharma contra o vivente ou a saúde coletiva diante da nova “queda do céu”

Convidado especial: Allan Rodrigo de Campos Silva, doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), tradutor do  livro "Pandemia e agronegócio: doenças infecciosas, capitalismo e ciência" de Rob Wallace (2020), pesquisador dedicado aos temas: saúde pública; agronegócio; pecuária industrial; modernização brasileira; doenças ocupacionais infecciosas; migrações e refúgio.

Data: 31 de agosto

Horário: 18h30

2. Saúde "digital": isso é pra quê(m)?

Convidades especiais:

Maria de Fátima Silianky de Andreazzi, doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisadora dedicada aos temas: seguros privados de saúde, financiamento da saúde, economia política e saúde, privatização e controle social.

Luiz Vianna Sobrinho, Médico, doutor em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), autor de Medicina Financeira: A Ética Estilhaçada (2013) e O Ocaso da Clínica: A Medicina de Dados (2021), pesquisador dedicado aos temas:  relação médico-paciente, sociologia médica e medicina, mercantilização da saúde, financiamento da saúde, ética e medicina.

Data: 14 de setembro

Horário: 18h

3. "Monitoram-me, logo existo": entre "riscômetros portáteis" e saúde pública governada por processadores de dados

Convidado especial: Luis David Castiel, doutor em Saúde Pública pelo Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pós-doutor pela Universidade de Alicante (Espanha), pesquisador aposentado do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde, da Fiocruz, pesquisador dedicado aos temas: ilosofia aplicada às ciências da saúde, estudos sociais de ciência e tecnologia em saúde pública/coletiva.

Data: 28 de setembro

Horário: 18h30

4. Interseccionalidade e saúde

Convidada: Rachel Gouveia Passos, doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), pós-doutora em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo, Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisadora dedicada aos temas: saúde mental e relações de gênero, raça e classe; mulheres negras, racismo e sofrimento; teorias do cuidado e a divisão social, sexual e racial do trabalho.

Data: 06 de outubro

Horário: 18h30

5. Racismo epistêmico na saúde e refundação pluriétnica e pluriepistêmica do campo da saúde coletiva

Convidado: José Jorge de Carvalho, pós-doutor em Antropologia Social por The Queen's University Of Belfast, pós-doutor pela Rice University e pela University of Florida, Professor Titular na Universidade de Brasília (UNB), pesquisador dedicado aos temas: etnomusicologia; estudos afro-brasileiros; religiões comparadas, mística e espiritualidade; culturas populares; ações afirmativas para negros e indígenas.

Data: 9 de novembro

Horário: 18h30

A participação será aberta e gratuita. Haverá inscrição para os interessados em certificado.

Organização: Rafael Afonso da Silva; Ana Cristina dos Santos Vangrelino; Leandro Modolo Paschoalotte